Festival celebra 110 anos da imigração japonesa
Eventos de diversos temas serão realizados no bairro da Liberdade, maior colônia do país oriental
Nos dias 19 e 20 de maio, a capital paulista será palco da 12ª edição do Bunka Matsuri, festival que celebra a cultura nipônica e os valores japoneses. Com oficinas, comidinhas, shows e palestras, a festa tem abertura neste sábado (19), no Edifício Bunkyo, no bairro da Liberdade, maior colônia japonesa no mundo, a partir das 10h. Já no domingo (20), as comemorações se iniciam às 9h e vão até 17h. A entrada é gratuita.
Neste ano, o evento celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil (comemorados em 18 de junho), integrando portanto, o calendário oficial de comemorações do marco. Dentre as atrações, estão a oportunidade de apreciar a gastronomia japonesa com pratos como tirashizushi (da chef Telma Shiraishi), apresentações de artes marciais, oficinas de manga e origami, além de exposições de art craft (cerâmica) e a tradicional cerimônia do chá, no Espaço Cultural Bunkyo.
Outro tema que será abordado no Bunka Matsuri é educação. Diretora do Colégio Oshiman, Mayumi Kawamura falará sobre as particularidades do ensino japonês, no dia 19. Além da grade curricular tradicional, os japoneses aprendem, desde cedo, a importância do respeito, da empatia e da generosidade, valores que norteiam sua cultura.
São esperados de 15 000 a 20 000 visitantes no festival que tem por objetivo abrir a comunidade nikkei para os brasileiros e disseminar os valores que norteiam a sociedade e a cultura japonesa, como harmonia, coletividade, hierarquia e respeito aos mais velhos. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.
Serviço:
Sede do Bunkyo (bairro Liberdade) – Gastronomia, shows de música e dança, palestras, oficinas, workshops e exposições
Dias 19 e 20 de maio – Sábado, das 10h às 19h /Domingo, das 9h às 17h.
Rua São Joaquim 381, Liberdade (próximo ao Metrô São Joaquim), 3208-1755.
Grátis.