Ferroviários anunciam greve na CPTM a partir de quarta (26) em protesto contra privatizações
Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade serão afetadas

O Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil aprovou uma paralisação das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos) a partir da meia-noite de quarta-feira (26).
A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (20), em protesto contra a privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que serão leiloadas pelo Governo de São Paulo na próxima sexta (28). As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que já são operadas pela ViaMobilidade, da iniciativa privada, terão funcionamento normal durante o período.
“A privatização da CPTM coloca em jogo o emprego de 4 200 trabalhadores da ferrovia e impacta diretamente na vida de 1 milhão de trabalhadores que utilizam as linhas 11, 12 e 13 diariamente. Essa greve marca também um capítulo importante na luta contra as políticas fascistas de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, que governa apenas para a burguesia”, declarou em postagem no Instagram a Unidade Popular (UP), que se juntou ao Movimento Luta de Classes (MLC) na aprovação da greve.
A assembleia também aprovou um ato em frente à Bolsa de Valores (B3), onde será realizado o leilão, na terça (25), dia em que os donos das empresas da CCR irão entregar propostas para compra das linhas.
Procurada, a CPTM não se manifestou.