A Gazit-Globe, detentora de uma rede global de supermercados, shopping centers e imóveis de uso misto voltados ao varejo, anunciou neste domingo a conclusão da venda, por meio de sua subsidiária local, a Gazit Brasil, do Extra Itaim, na capital paulista, por R$ 350 milhões. A operação trará um ganho de caixa de R$ 140 milhões. O preço de venda representa ganho de R$ 108 milhões acima do valor calculado com base nas normas internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês) reportado no balanço da Gazit-Globe de 30 de setembro.
A Gazit-Brasil adquiriu sua primeira fatia do Extra Itaim, de 17 5%, em 2010. Desde 2013, o grupo vinha ampliando sua participação no negócio até chegar a 100%. Neste período, a subsidiária fez aquisições indiretas de três fundos de pensão, que detinham 17,5%, cada, da propriedade. Os 30% restantes foram comprados em abril deste ano da massa falida de uma companhia.
A propriedade é arrendada ao Hipermercado Extra, do grupo Casino com uma área útil de 18,260 mil metros quadrados, área bruta de 57,080 mil metros quadrados e 17,850 mil metros quadrados que servem como estacionamento para 1.365 mil vagas.
“Com a operação, a Gazit Brasil está maximizando o valor de varejo do local. A venda do Extra Itaim representa a habilidade da Gazit Brasil de continuar criando valor com sua estratégia focada na cidade de São Paulo, de empregar o capital deste negócio em outras oportunidades identificadas na cidade”, disse em nota a diretora presidente da Gazit Brasil, Mia Stark.
Nos últimos anos, a Gazit Brasil se tornou um agente relevante no mercado nacional com sua estratégia de focar em ativos de zonas urbanas de algumas das principais cidades do mundo, como São Paulo, e pela formação de um portfólio de ativos que contemplam, de alguma forma, 5 milhões de paulistanos mensalmente. Além do Brasil, a Gazit Global possui propriedades de uso misto em regiões urbanas em crescimento na América do Norte, Israel e Europa. As ações da empresa são listadas nas bolsas de Nova York, Toronto e Tel Aviv.