Presente em mais de cinquenta países, o aplicativo Uber chegou a São Paulo em junho de 2014, conectando passageiros a donos de veículos de luxo. Para os taxistas, o dispositivo é ilegal, pois os automóveis não seguem as mesmas normas de identificação, tampouco passam por vistoria ou necessitam de alvará. Seria um caso, portanto, de concorrência desleal.
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A contenda foi parar nos tribunais. Após veto por curto período, a Justiça liberou o uso da ferramenta por aqui. Os motoristas de praça prometem continuar na briga para tentar reverter a decisão. O objeto dessa disputa, o mercado de transporte particular pago de passageiros, tem longa história na cidade. Os primeiros veículos datam do fim do século XIX e se concentravam no Largo da Sé e no Pátio do Colégio. Na frota da metrópole, também foram comuns os DKW, na década de 60, e os Fuscas, os preferidos nos anos 80.
Confira abaixo alguns modelos que marcaram época nas ruas da metrópole:
1887
1913
Anos 1950
Anos 1960
Anos 1980