Funcionária do departamento do Patrimônio Histórico da prefeitura, a pesquisadora Maria ester de Araújo Lopes passou dois anos investigando as características arquitetônicas predominantes nos casarões e residências do Jardim América. No levantamento, a especialista dividiu os endereços em cinco estilos (confira alguns exemplos nas fotos). O resultado do estudo foi detalhado em sua dissertação de mestrado, apresentada na Unicamp.
+ Obras de arte são atração no Cemitério da Consolação
Neocolonial missões. Frente adornada por torreões, janelas simétricas e paredes ásperas de aspecto rústico. Rua Maestro Chiaffarelli, 31.
Neocolonial luso-brasileiro. Beirais amplos, balcões, azulejos, frontões em arco cobertos com telhas. Rua Estados Unidos, 821.
Normando. Telhados inclinados e presença da técnica enxaimel, que utiliza madeiras encaixadas em diferentes direções. Rua Estados Unidos, 865.
Protomoderno. Prenuncia o estilo moderno, com predomínio de linhas retas e poucos elementos decorativos. Praça Califórnia, 54.
Moderno. O destaque é a sobriedade das fachadas geométricas e espaços livres, com decoração limitada a janelas e vãos. Rua Sampaio Vidal, 558.