Avatar do usuário logado
OLÁ,

Estado tem previsão de tempestades no fim de semana de Carnaval

Região onde pode ocorrer o maior volume de chuvas é no Litoral Norte, alerta a Defesa Civil; na capital, previsão é de chuva no sábado e domingo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 fev 2023, 12h17
São Paulo - Cerca de 2 milhões de foliões curtem o pós carnaval com show de Cláudia Leite na Avenida 23 de Maio (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Carnaval de São Paulo  (Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

A Defesa Civil alertou para a previsão de tempestades em todo o estado neste fim de semana de Carnaval. O órgão informou que o volume de chuvas pode alcançar de 80 milímetros a 250 milímetros, e a região onde pode ocorrer o maior volume de chuvas é no Litoral Norte.

+ Prefeitura desiste de desapropriar casas para construção de terminal

Já na capital, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de (CGE-SP), o sábado (18) terá tempo abafado e chuvas isoladas durante a manhã, mas que deve se intensificar a tarde a noite. Há risco de alagamentos e deslizamento de terra, porque o solo já está úmido devido às chuvas dos últimos dias. A mínima será de 19°C e máxima de 26°C. No domingo (19), deve chover forte o dia inteiro, e aumenta a chance de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco. A temperatura deve variar entre 18°C e 22°C.

Outras regiões de atenção são a Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Itapeva, onde deve ter até 150 milímetros de chuvas. “Diversas regiões do Estado estão com o solo encharcado por conta das chuvas desse início de ano. Infelizmente, a previsão aponta para novos temporais o que aumenta o risco de deslizamentos. Nosso time da Defesa Civil do Estado de São Paulo está preparado para prestar auxílio imediato em casos de emergência”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas em nota.

A Defesa Civil recomenda que quem for pegar estrada deve redobrar os cuidados com as condições do veículo, verificando o estado dos pneus, e os motoristas devem ficar em casa em caso de tempestades. Já para quem estiver em locais abertos, como praias, cachoeiras e blocos de rua, deve procurar ir a locais cobertos em casos de chuvas com raios. Em caso de emergências, ligue para o número 199.

Publicidade