Estação Varginha, no extremo sul de SP, é inaugurada com atraso e inacabada
Terminal será operado pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil

A Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos foi inaugurada nesta segunda-feira (27), após dez anos de atraso nas obras e ainda inacabada. As obras começaram em 2013 e deveriam ter sido entregues em 2025.
A estação será operada pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil, de acordo com o governo do estado.
A estação atende os bairros do extremo sul da capital, como Varginha, Vila Natal, Granja Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.
A Estação Varginha terá três passarelas, sendo uma de interligação com o terminal de ônibus, construído pela CPTM e com previsão de conclusão em 2026.
Com 5 mil metros quadrados, a nova estação possui dois elevadores, quatro escadas rolantes e quatro fixas, além de banheiros adaptados e rota tátil. O acesso ocorrerá pelos dois lados da ferrovia – sendo o acesso leste a partir de passarela, conectada ao entorno por meio de escadas fixas e elevador.
De acordo com o governo, o acesso oeste será entregue aos passageiros até o final do primeiro trimestre de 2025, assim como o bicicletário com 280 vagas e o pátio ferroviário de manobras.
O início da operação da nova estação será assistida por no mínimo 90 dias, com monitoramento dos sistemas, equipamentos e instalações. Neste período, não haverá cobrança de tarifa e um trem vai circular exclusivamente no trecho de 1,8 km entre Varginha e a estação Bruno Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 14h, com intervalos de 15 minutos.
O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradualmente até atingir o período comercial, das 4h à meia-noite. Durante a operação assistida, o usuário deverá utilizar o acesso leste da estação, pela avenida Nathália Pereira da Silva.
Ao entrar na Estação Varginha, o passageiro deverá descer do trem na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal. Para seguir viagem, será necessário passar por um corredor e pagar a passagem para voltar para o sistema. Em direção à Estação Varginha, o cliente poderá descer na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e pegar o trem que estará em operação assistida, sem cobrança.
A construção da Estação Varginha faz parte do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda para ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região. Também fazem parte do projeto as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias, ambas já entregues.