Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Estação Varginha, no extremo sul de SP, é inaugurada com atraso e inacabada

Terminal será operado pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 jan 2025, 15h15 •
Estação Varginha foi entregue com dez anos de atraso
Estação Varginha foi entregue com dez anos de atraso (Via Mobilidade/Divulgação)
Continua após publicidade
  • A Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos foi inaugurada nesta segunda-feira (27), após dez anos de atraso nas obras e ainda inacabada. As obras começaram em 2013 e deveriam ter sido entregues em 2025.

    A estação será operada pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil, de acordo com o governo do estado.

    A estação atende os bairros do extremo sul da capital, como Varginha, Vila Natal, Granja Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.

    Siga

    A Estação Varginha terá três passarelas, sendo uma de interligação com o terminal de ônibus, construído pela CPTM e com previsão de conclusão em 2026.

    Com 5 mil metros quadrados, a nova estação possui dois elevadores, quatro escadas rolantes e quatro fixas, além de banheiros adaptados e rota tátil. O acesso ocorrerá pelos dois lados da ferrovia – sendo o acesso leste a partir de passarela, conectada ao entorno por meio de escadas fixas e elevador.

    Continua após a publicidade

    De acordo com o governo, o acesso oeste será entregue aos passageiros até o final do primeiro trimestre de 2025, assim como o bicicletário com 280 vagas e o pátio ferroviário de manobras.

    O início da operação da nova estação será assistida por no mínimo 90 dias, com monitoramento dos sistemas, equipamentos e instalações. Neste período, não haverá cobrança de tarifa e um trem vai circular exclusivamente no trecho de 1,8 km entre Varginha e a estação Bruno Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 14h, com intervalos de 15 minutos.

    O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradualmente até atingir o período comercial, das 4h à meia-noite. Durante a operação assistida, o usuário deverá utilizar o acesso leste da estação, pela avenida Nathália Pereira da Silva.

    Continua após a publicidade

    Ao entrar na Estação Varginha, o passageiro deverá descer do trem na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal. Para seguir viagem, será necessário passar por um corredor e pagar a passagem para voltar para o sistema. Em direção à Estação Varginha, o cliente poderá descer na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e pegar o trem que estará em operação assistida, sem cobrança.

    A construção da Estação Varginha faz parte do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda para ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região. Também fazem parte do projeto as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias, ambas já entregues.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês