Estação Eucaliptos, da Linha 5-Lilás, é aberta nesta sexta (2)
Após quatro anos de atraso, a parada do Metrô é inaugurada com funcionamento parcial, sem cobrança de tarifa

Após quatro anos de atraso, o governo Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira (2) a estação Eucaliptos, da Linha 5-Lilás do Metrô. O principal acesso está localizado na Avenida Ibirapuera, número 3 144, entre as avenidas Cotovia e dos Eucaliptos, no bairro de Moema. Há também uma segunda entrada, que fica ao lado do Shopping Ibirapuera e da Avenida dos Imarés.
O sistema funcionará no formato de operação assistida, de segunda-feira a sábado, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa. O horário será ampliado gradativamente até chegar à atividade total, das 4h40 à meia-noite, com cobrança de tarifa normal. Ao todo, o ponto possui 9 300 metros quadrados de área construída e 23,4 metros de profundidade, divididos em quatro pavimentos. O novo equipamento atenderá 20 000 passageiros por dia.

A Linha 5-Lilás traz dez estações no total, entre elas Adolfo Pinheiro (aberta em 2014), Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (inauguradas em 2017). Com a nova unidade, o percurso soma 15,2 quilômetros.
De acordo com o Metrô, quando completo, de Capão Redondo a Chácara Klabin, o ramal deve receber cerca de 850 000 pessoas diariamente em seus 20 quilômetros e dezessete paradas. O investimento para todo o empreendimento é de 10,2 bilhões de reais. A última inauguração em relação ao Metrô havia sido no dia 23 de janeiro, com a tão aguardada estação Higienópolis-Mackenzie.
A Linha-5 e o monotrilho da Linha 17-Ouro passam a ser administrados pelo consórcio Via Mobilidade. Em 19 de janeiro, o grupo venceu a licitação internacional para concessão dos ramais ao oferecer ao Governo do Estado outorga fixa de 553,8 milhões de reais. O consórcio será responsável pela operação comercial das duas linhas pelo período de vinte anos.