Avatar do usuário logado
OLÁ,

Estação de metrô tem nome alterado para homenagear quilombo

Estação 14 Bis passa a ser chamada de 14 BIS – Saracura

Por Agência Brasil
Atualizado em 10 jun 2024, 16h43 - Publicado em 10 jun 2024, 16h42
estacao-saracura-linha-laranja-metro
Estação 14 Bis-Saracura da Linha Laranja (Paulo Pinto/Agência Brasil/Creative Commons)
Continua após publicidade

A estação 14 Bis, da futura Linha Laranja do Metrô de São Paulo, passa a ser chamada de Estação 14 BIS – Saracura, localizada na região central paulistana. A mudança foi determinada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em decreto publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial do estado.

A alteração atende a reivindicação de movimentos sociais que lutam pelo resgate da história do bairro. No final do século 19, a área onde atualmente está o bairro do Bixiga abrigava o Quilombo Saracura, nomeado a partir do córrego que cortava a região e atualmente está canalizado abaixo da Avenida 9 de Julho.

A empreiteira que iniciou o projeto de construção da Linha Laranja do Metrô, que liga a Zona Norte paulistana à parte central da cidade, conseguiu a dispensa da realização de estudos arqueológicos prévios no Bixiga e nas estruturas que serão construídas no bairro da Liberdade, também conhecido pela presença de populações negras.

Sítio arqueológico

estacao-saracura-linha-laranja-metro
Fragmentos arqueológico das obras do Metrô de São Paulo (Lasca Arqueologia/Divulgação)

A construção da estação de metrô próximo à Praça 14 Bis levou à remoção da escola de samba Vai-Vai, que esteve no local por 50 anos e foi fundada por descendentes do quilombo. Logo após a derrubada da sede da agremiação, em abril de 2022, já durante as obras, foi encontrado um sítio arqueológico na área que recebeu as obras da estação.

Continua após a publicidade

Desde o início das escavações arqueológicas, foram identificados e retirados milhares de itens, como fragmentos de vidro, louça cerâmica e ossos de animais. Alguns vestígios indicam ligação com religiões de matriz africana.

Em nota técnica enviada, no fim de maio, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Linha Uni, concessionária responsável pelas obras, informa que pretende acelerar os trabalhos arqueológicos na área.

Segundo o consórcio, que tem como maior acionista o grupo espanhol Acciona, o período de pouca chuva favorece a instalação de infraestrutura para estabilização do terreno e, ao mesmo tempo, possibilita que as escavações arqueológicas ocorram em mais de um ponto do local.

Continua após a publicidade

Durante o período chuvoso, em algumas ocasiões, o trabalho foi prejudicado por causa da inundação do canteiro de obras. Em 2023, o Iphan chegou a recomendar a suspensão dos trabalhos por causa do problema.

Mobiliza Saracura Vai-Vai

estacao-saracura-linha-laranja-metro
Peritos fazem vistoria no canteiro de obras do metro Linha 6 – Laranja, no bairro do Bixiga, onde foi encontrado um sítio arqueológico, nomeado como Saracura Vai-Vai (Paulo Pinto/Agência Brasil/Creative Commons)

O movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai afirma que a mudança do nome da estação “é vitória das pressões feitas desde junho de 2022 pela mobilização da comunidade, entre petições reunindo mais de 15 mil assinaturas, atos, audiências, aulas públicas, roteiros e muitas outras atividades na luta contra o projeto de apagamento histórico”.

Continua após a publicidade

Porém, os ativistas ainda reivindicam que seja incluído o nome da escola de samba na homenagem. “Falar de Saracura é falar de Vai-Vai, escola que nasceu ali em 1930 continuando o legado do Quilombo, e que ocupou e preservou esse território por décadas”, acrescenta a nota divulgada pelo movimento.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade