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Entenda como será o túnel imerso Santos–Guarujá, o primeiro do tipo no Brasil

Obra prevê três faixas de rolamento em cada sentido, VLT, além de passagens exclusivas para pedestres e ciclistas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 ago 2025, 12h24 - Publicado em 26 ago 2025, 11h51
Túnel será submerso para ligar as cidades de Santos e Guarujá
Túnel será submerso para ligar as cidades de Santos e Guarujá (Porto de Santos/Divulgação/Divulgação)
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O aguardado túnel imerso Santos–Guarujá vai mudar a mobilidade na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Com projeto multimodal, a estrutura será a primeira do tipo no Brasil.

A obra prevê três faixas de rolamento em cada sentido, sendo uma delas dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagens exclusivas para pedestres e ciclistas e uma galeria de serviços. A proposta interliga as cidades de Santos e Guarujá pelo túnel.

Impactos e licenciamento ambiental

O projeto obteve em agosto a licença ambiental prévia emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O parecer reconhece os impactos da iniciativa na integração urbana e na promoção de um transporte mais limpo na região, viabilizando o leilão da concessão, previsto para ocorrer em 5 de setembro, às 16h, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

A entrega das propostas para interessados em assumir o projeto está marcada para 1º de setembro, até às 10h.

Fim das filas: trajeto em até cinco minutos

Atualmente, a principal ligação entre as duas cidades é feita por balsas, com tempo médio de travessia de 18 minutos, sujeito a longas filas e oscilações operacionais.

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Outra alternativa, pela estrada, pode levar até uma hora, dependendo do tráfego. Com o túnel, a travessia será reduzida para até cinco minutos, impactando diretamente a vida de mais de 720 mil moradores e trabalhadores que transitam diariamente entre Santos e Guarujá.

Obra bilionária com tecnologia internacional

Com investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto terá até R$ 5,1 bilhões em recursos públicos, divididos igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal. O contrato de concessão terá duração de 30 anos, incluindo construção, operação e manutenção da infraestrutura.

O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com execução por meio da técnica de imersão de módulos pré-moldados em concreto, que serão assentados no leito do canal do porto. Esse método é amplamente utilizado em países europeus e asiáticos, conhecido por sua precisão e eficiência.

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Benefícios econômicos e ambientais

Além de reduzir drasticamente o tempo de deslocamento, o túnel deve impulsionar o turismo, fomentar a economia regional e contribuir para a diminuição da emissão de poluentes, ao estimular o uso de modais coletivos e não motorizados, como prevê o governo.

A expectativa é que, com a conclusão da obra, a região se consolide como referência em mobilidade sustentável e desenvolvimento urbano integrado.

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