Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Encalhe em massa: litoral de SP registra morte de mais de 800 pinguins

Instituto de Pesquisa de Cananéia aponta consequências da migração de longa distância, parasitoses e interação com a pesca

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 ago 2025, 16h03 - Publicado em 23 ago 2025, 15h36
pinguins-mortos-litoral-sp
 (IpeC/Divulgação)
Continua após publicidade

O Instituto de Pesquisas de Cananéia (IpC) divulgou que foram encontrados mais de 800 pinguins mortos nas regiões de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, municípios no litoral sul do estado. O dado representa o número até o último balanço neste sábado (23).

Os especialistas do IpeC apontam uma situação mais desafiadora neste ano com animais encalhados cada vez mais debilitados. “Os pinguins desta temporada em comparação com os últimos dois anos estão chegando com peso muito baixo, hipotérmicos (em alguns casos sem condição de aferir temperatura), com sinais de interação com pesca e muitos com condição respiratória comprometida”, afirmaram, em publicação no perfil oficial da instituição nas redes sociais.

Os registros estão sendo feitos pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Santos (PMP-BS) que resgata e reabilita os animais. No início da semana, eles anunciaram que haviam encaminhado um total de 19 animais marinhos para reabilitação, incluindo um pinguim que foi estabilizado e adaptado ao grupo de aptos a soltura.

A temporada começou em julho e compreende, em especial, a migração de pinguins-de-Magalhães, uma espécie originária da Patagônia que aparecem no litoral paulista até setembro.

O que fazer em caso de avistamento de um animal marinho encalhado?

Em caso de encontro com animais em perigo, feridos ou encalhados nas praias do litoral sul de São Paulo, é preciso entrar imediatamente em contato com a equipe do PMP-BS através dos telefones: (13) 3851-1779 e 0800 642 3341 ou no Whatsapp (13) 99691-7851.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês