Avatar do usuário logado
OLÁ,

Eduardo Kobra apresenta novo mural em Pinheiros

Artista pintou uma releitura do Viaduto Santa Ifigênia em muro da Igreja do Calvário, na Rua Henrique Schaumann

Por Bruna Ribeiro
Atualizado em 5 dez 2016, 15h44 - Publicado em 8 ago 2013, 17h21
Painel Kobra Lenovo
Painel Kobra Lenovo (Divulgação/)
Continua após publicidade

O artista plástico Eduardo Kobra finalizou um novo mural no paredão que cerca a Igreja do Calvário, na Rua Henrique Schaumann, em Pinheiros. Iniciada no dia 7 de agosto, a obra retrata o Viaduto Santa Ifigênia.

Segundo Kobra, o painel representa dois momentos diferentes da história. “Há a releitura de uma imagem do viaduto, no início do século, e também uma cena atual, com pessoas caminhando”, explica. Para ele, essa é uma maneira de estimular as pessoas a pensarem em soluções para melhorar a cidade. “É preciso refletir sobre a importância de amar São Paulo, preservá-la e torná-la cada dia mais bela. A obra será bastante colorida para deixar o ambiente mais divertido.”

 

Uma imagem da Rua Direita em 1905, em preto e branco, também feita por Kobra, ocupava o mesmo muro de 40 metros X 6 metros há cinco anos. Entre três opções desenhadas por ele, o novo painel foi escolhido pelos internautas em uma votação no site da empresa Lenovo, que patrocina o projeto. O desenho venceu com 35,7% dos votos, contra uma figura que representava brincadeiras antigas de crianças, como peão e bolinha de gude, e um painel que reunia diversas obras em tela do artista. “O viaduto era meu xodó. Ainda bem que as pessoas o escolheram”, comemora Kobra.

Continua após a publicidade

Vandalismo

Outro mural com grafites de Kobra foi alvo de vandalismo, em um muro lateral da mesma igreja, em frente à Praça Benedito Calixto. Tinta amarela foi jogada no rosto de uma personagem da obra que é uma releitura do Monumento às Bandeiras. Segundo o artista, o ato não foi realizado por pichadores, mas por alguém que queria estragar o trabalho. “Estou pintando um painel aqui em Los Angeles e devo voltar na próxima semana. Vou fazer a restauração assim que chegar a São Paulo”, diz o artista.

Publicidade