Edifício Prestes Maia é primeiro retrofit social concluído pela prefeitura
Prédio no centro de São Paulo receberá cerca de mil habitantes

O edifício Prestes Maia, localizado na região da Luz, no centro, começou a receber seus antigos ocupantes após um processo de retrofit social que preservou suas características originais. A reforma, que custou cerca de R$ 74 milhões, construiu banheiros individuais, portarias com reconhecimento e áreas comuns, como o jardim interno e o salão de festas.
O prédio foi adquirido pela Prefeitura em 2015, como parte programa “Pode Entrar”, após anos de abandono e duas ocupações de movimentos de moradia.
Com 287 apartamentos divididos em duas torres, o Prestes Maia deve abrigar cerca de mil pessoas. As unidades estão disponíveis em três configurações, com áreas que variam de 35 m² a 48 m², incluindo kitnets e apartamentos de um e dois dormitórios.

Construído em 1957, o edifício possui dois blocos, com nove e 22 andares, e já abrigou a fábrica da Companhia Nacional de Tecidos até o fim dos anos 1970. Os próximos prédios que passaram pela reforma são o edifício Bandeiras e o prédio José Bonifácio, ambos no centro.