O prefeito João Doria reuniu na noite desta segunda-feira (27) a elite bancária do país durante lançamento do programa que irá financiar novas vagas em creches na cidade de São Paulo com doações de empresas e pessoas física. Na plateia do Teatro Municipal, lugar escolhido para anunciar o Nossa Creche, estavam o presidente do Itaú, Roberto Setubal, do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, do Santander, Sergio Rial, e da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. O ministro da Educação, Mendonça Filho, também estava presente.
Com meta de zerar a fila de vagas na educação infantil para crianças de 0 a 3 anos, o Nossa Creche irá arrecadar até o dia 28 de abril doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad). Os valores poderão ser abatidos do Imposto de Renda em percentuais que vão de 1% da renda declarada, no caso de empresas, e até 6% para pessoa física. O montante a ser recebido via restituição também poderá ser doado.
A participação das instituições bancárias com doações ao programa foi agradecida pelo prefeito, que não revelou o montante que espera arrecadar. “Eu não tenho vergonha de pedir ajuda, faço isso o dia inteiro e várias vezes ao dia”, disse Doria ao microfone.
O programa também prevê doações de imóveis por parte da empresas para a construção de unidades de educação infantil. Até o momento, segundo o prefeito, 25 endereços já foram oferecidos, mas Doria quer angariar total de 50 imóveis.
Por meio do programa, Doria se comprometeu em aumentar em 30% o número de vagas em creches para absorver as cerca de 65 500 crianças que estão na fila. De acordo com o Plano Nacional da Educação, todos os municípios devem colocar 50% das crianças com até 3 anos na escola; a rede privada e pública de educação em São Paulo, atualmente, absorve 30% da população nessa faixa etária. “Vamos superar a meta e chegar a 60% até março do ano que vem”, disse o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider. A administração também se comprometeu em construir 40 centros de educação infantil ao custo de 120 milhões de reais.
De acordo com Doria, a ideia do projeto veio durante almoço com o presidente do banco Santander, Sergio Rial, há cerca de dois meses. “Graças àquele encontro com você, estamos hoje aqui reunidos”, disse o prefeito. “Separar o público do privado faz parte de um mundo que não existe mais”, disse Rial.
Hino Nacional
A cantora Fafá de Belém estava entre os convidados do lançamento do programa Nossa Creche e foi chamada ao palco pelo prefeito para cantar o Hino Nacional. A apresentadora Adriane Galisteu também estava na plateia e foi anunciada como “Dri” pelo prefeito.
Após a apresentação, a cantora afirmou que irá participar do programa Nossa Creche e doar dinheiro para a construção de creches. “Joãzinho está fazendo o maior sucesso”, disse ao microfone antes de soltar sua gargalhada indefectível.