Na manhã desta quarta-feira (6), o prefeito João Doria e o secretário de Justiça, Anderson Pomini, anunciaram que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) também será reconhecida como Polícia Municipal. O complemento do nome será gradual conforme os novos carros, advindos de licitações, forem chegando.
Segundo o secretário de Justiça, a decisão sobre a nova nomenclatura foi feita baseada num estudo feito pelo Supremo Tribunal Federal. “O Supremo reconheceu que a guarda exerce a atividade de polícia administrativa municipal”, afirmou Anderson Pomini.
Durante o evento, realizado na sede da prefeitura, a empresa BYD do Brasil doou dois carros elétricos para a GCM e informou que doará mais dois até o fim do ano. Os carros entregues possuem ambas as nomenclaturas GCM e Polícia Municipal e serão usados no patrulhamento do Parque do Ibirapuera e da Praça da Sé.
A parceria feita entre a empresa BYD e a prefeitura foi firmada em julho, durante a viagem de Doria à China. A doação dos carros e instalação dos carregadores elétricos está avaliada em 1,2 milhão de reais.