Donald Trump teve o impeachment aprovado pela Câmara nesta quarta-feira (13). Por 231 votos a for e 197 contra, o processo de afastamento do presidente norte-americano passou e segue agora para o Senado.
Há cerca de um ano, a Câmara também aprovou o impeachment de Trump, mas a ação não passou pelo Senado: ele se tornou o primeiro presidente da história do país a ter o afastamento aprovado duas vezes na Câmara.
O processo em questão considerou Trump culpado por incitar à violência durante o episódio que ocasionou a invasão do Capitólio na semana passada. Cinco pessoas morreram.
A posse de Joe Biden como o novo presidente dos EUA vai ocorrer no dia 20 de janeiro e Trump deve permanecer no cargo até o fim de seu mandato. Caso o impeachment seja aprovado depois da posse de Biden, o futuro ex-presidente pode perder seus direitos políticos.
Pelo Twitter, o senador democrata Bernie Sanders falou sobre os efeitos de um impeachment a poucos dias do fim do mandato de Trump. “A resposta: precedente”, escreveu. “Deve ficar claro que nenhum presidente, agora ou no futuro, pode liderar uma insurreição contra o governo dos EUA”.