Uma Lua com um aspecto maior e mais brilhante vai surgir no céu neste domingo (10), Dia dos Pais. Chamada cientificamente de “perigeu lunar”, a Superlua aparece sempre quando o astro entra na fase cheia no mesmo dia em que atinge o perigeu, ou seja, a menor distância da Terra.
- Chuvas de estrelas cadentes pode ser vista em São Paulo
- Programas para pais e filhos no Dia dos Pais
A Lua estará mais perto da Terra exatamente às 17h43, quando a distância entre os dois será de 356 896 quilômetros. Porém, às 18h10, o satélite entrará na fase de Lua cheia. E o espetáculo deverá seguir a noite toda. Cientistas afirmam que ela parecerá 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal.
O fenômeno costuma acontecer a cada 14 meses, mas amanhã ele será mais intenso, já que a diferença entre o perigeu e a Lua Cheia será mínima, de apenas 27 minutos. A próxima vez que isso deve ocorrer será em 25 de novembro de 2034.
Neste ano, há no calendário três Superluas: a primeira ocorreu em 12 de julho, a segunda (e mais espetacular) amanhã e a terceira em 8 de setembro, às 22h38. Aliás, a previsão do tempo anuncia céu claro neste domingo. Preparem suas máquinas fotográficas e os passeios românticos.