Dois foragidos são presos após reconhecimento do Smart Sampa
Programa de reconhecimento facial tem 23 mil câmeras espalhadas pela cidade

Dois homens foram presos neste sábado (1) em São Paulo após serem reconhecidos pelo programa Smart Sampa. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, os dois eram foragidos da Justiça.
Um dos presos é condenado a seis anos por roubo e andava pela Rua Augusta quando foi detido pela Guarda Civil Municipal. O segundo detido é condenado por receptação e foi localizado na Rua Santa Ifigênia.
Desde sua implementação no ano passado, o Smart Sampa já levou à prisão 747 foragidos e identificou 42 pessoas desaparecidas. Atualmente, a cidade conta com 23 mil câmeras operadas por 260 agentes de segurança, monitorando pontos de grande circulação.
O programa é alvo de questionamento por parte da Defensoria Pública de São Paulo, que procurou a prefeitura para discutir o uso da tecnologia, ressaltando a necessidade de transparência e equilíbrio na aplicação do reconhecimento facial. Embora não se oponha ao uso do sistema durante o Carnaval de 2025, a instituição destaca a importância do diálogo para garantir que a ferramenta não comprometa direitos fundamentais.