Dia do Servidor Público: saiba o que abre e o que fecha na segunda (27)
Feriado, geralmente comemorado em 28 de outubro, foi antecipado para o dia 27
O Dia do Servidor público, comemorado oficialmente em 28 de outubro, foi antecipado para esta segunda (27). A data influenciará o funcionamento de alguns serviços públicos do estado de São Paulo. Confira o que abre e o que fecha no feriado.
Na área da saúde, os hospitais estaduais manterão o atendimento normal nos prontos-socorros, setores de internação e centros cirúrgicos, garantindo o funcionamento dos serviços de urgência e emergência. Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) também abrirão normalmente.
No setor de transportes metropolitanos, as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos operam sem alterações — as linhas da CPTM e do Metrô circularão com a mesma programação dos dias úteis. O programa Bom Prato manterá todas as suas unidades em funcionamento normal. Já o Poupatempo atenderá normalmente em suas 245 unidades em todo o estado.
As aulas da rede estadual estarão suspensas na segunda-feira (27) devido ao ponto facultativo e retornam normalmente na terça-feira (28).
As bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos estarão fechadas, enquanto o Memorial da América Latina terá suas áreas externas abertas das 10h às 17h, mas os espaços expositivos também permanecem fechados. O Complexo Cultural Oswald de Andrade abre das 10h às 22h.
Na capital, os seguintes museus estarão fechados: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Museu Catavento, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imagem e do Som (MIS), MIS Experience, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra, Museu das Culturas Indígenas, Museu das Favelas, Museu do Futebol e Paço das Artes.
O Memorial da Resistência abre das 10h às 18h, e a Pinacoteca de São Paulo funcionará normalmente das 10h às 18h.
As Fábricas de Cultura dos setores A (Zona Leste, São Bernardo do Campo e Santos) e B (Sul, Norte, Diadema, Osasco e Iguape) estarão fechadas durante o ponto facultativo.
Com exceção do Parque Ecológico do Guarapiranga e do Parque Várzea do Embu-Guaçu Professor Aziz Ab’Saber — que, como de costume, não abrem às segundas-feiras — todas as demais unidades funcionam normalmente, garantindo acesso diário à população.





