Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Dez peças de Nelson Rodrigues que estão em cartaz na cidade

Confira alguns textos do grande cronista na semana de seu centenário, comemorado na quinta (23)

Por Adriano Conter
Atualizado em 1 jun 2017, 18h09 - Publicado em 18 ago 2012, 00h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ✪✪✪ “Boca de Ouro”Depois de apostar em “Doroteia” e “Viúva, Porém Honesta”, a diretora Eloisa Vitz dirige a tragédia carioca de 1959 centrada em um bicheiro (interpretado por Elam Lima, jovem e loiro, distante do estereótipo do contraventor) que troca a dentadura natural por outra feita de ouro. A história é contada em três versões por uma de suas amantes, dona Guigui (a atriz Rafaela Ferri), depois do assassinato do protagonista, envolvendo o casal Leleco (Marcos Machado) e Celeste (papel de Eloisa).

    ✪✪ “A Falecida”Sob a direção de Marco Antônio Braz, Maria Luisa Mendonça vive a suburbana Zulmira, que sonha em ter um enterro de luxo. Casada com Tuninho (papel de Rodrigo Fregnan), ela carrega a intuição de que sua vida será breve. Nesta montagem, o problema está na escalação do elenco. Maria Luisa é convincente, mas se afasta do espírito da personagem. O principal equívoco, no entanto, é Fregnan, sem a alma do malandro.

    2283 box teatro - a serpente
    2283 box teatro – a serpente ()

    ✪✪✪ “A Serpente”

    O Grupo Gattu investe na última peça do dramaturgo, de 1978. Duas irmãs (as atrizes Daniela Rocha Rosa e Eloisa Vitz) e seus maridos (Daniel Gonzáles e Elam Lima) dividem um apartamento. Enquanto Guida e Paulo vivem felizes, Lígia desespera-se diante da impotência de Décio. Uma crise é deflagrada quando Guida oferece o parceiro à irmã. Também diretora, Eloisa Vitz cria uma encenação com competência já comprovada.

    Continua após a publicidade
    2283 box teatro - myrna
    2283 box teatro – myrna ()


    “Myrna”

    Adaptação de Elias Andreato para crônicas de Nelson Rodrigues. Em 1949, o autor de “Vestido de Noiva” assinou uma coluna no jornal “Diário da Noite” sob o pseudônimo de Myrna. Por lá, Nelson dava conselhos sentimentais irônicos e muitas vezes pessimistas para as leitoras, além de refletir sobre a condição social feminina. Luciana Borghi interpreta Myrna. Com Roque Gomes. Direção de Renato Borghi e Elcio Nogueira.

    2283 box teatro - Valsa nº6
    2283 box teatro – Valsa nº6 ()
    Continua após a publicidade


    “Valsa Nº6”

    O único espetáculo-solo de Nelson Rodrigues, escrito em 1951, conta a história de Sônia, uma adolescente de 15 anos morta com uma facada. Trata-se da terceira montagem da história na cidade em um ano. Sob a direção de Eric Lenate, Renata Calmon interpreta a personagem que, em uma reflexão profunda, tenta reconstituir sua vida e entender os motivos para o seu assassinato.

    2283 box teatro - doroteia
    2283 box teatro – doroteia ()

    ✪✪ “Doroteia”O diretor João Fonseca investe no universo rodriguiano. Escrito em 1949, este é um dos difíceis textos do autor. Eficiente na televisão, Alinne Moraes reafirma desenvoltura como a ex-prostituta que busca abrigo na casa de três primas viúvas. Ao lado das castas dona Flávia, Carmelita e Maura, ela tenta se purificar dos pecados. Fonseca procura um diferencial com interessantes inserções de músicas pop e coreografias.

    Continua após a publicidade
    2283 box teatro - boca de ouro - marco ricca
    2283 box teatro – boca de ouro – marco ricca ()

    ✪✪✪ “Boca de Ouro”

    Marco Ricca dá vida ao bicheiro, privilegiando seu lado cafajeste. Sua vida é contada em três versões por uma de suas amantes, Guigui (Lara Córdulla), após a morte do contraventor. O diretor Marco Antônio Braz acertou ao optar por uma atualização velada da trama.

    2283 box teatro - senhora dos afogados
    2283 box teatro – senhora dos afogados ()
    Continua após a publicidade

    ✪✪✪ “Senhora dos Afogados”

    Ao transformar em musical a tragédia de 1947, o diretor Zé Henrique de Paula mostra-se corajoso. A história de dona Eduarda (Einat Falbel) e Misael (Tony Giusti), que acabam de perder a filha caçula, está intacta. “Pedaço de Mim” e “A Ostra e o Vento”, de Chico Buarque, figuram entre as onze canções inseridas na trama. Interpretadas pelo elenco na companhia de Fernanda Maia ao piano e Luciana Rosa no violoncelo, vez ou outra elas soam excessivas, mas o bom trabalho dos 21 atores garante a tensão dramática.

    2283 box teatro - 17 x Nelson - Parte 2
    2283 box teatro – 17 x Nelson – Parte 2 ()

    ✪✪✪ “17 X Nelson — Parte 2 — Se Não É Eterno Não É Amor”

    Continua após a publicidade

    Adaptação de Nelson Baskerville. Neste drama dirigido pelo adaptador, onze atores transpõem para o espetáculo a obra teatral completa de Nelson Rodrigues. São sessenta personagens em fragmentos de dezessete peças, cheias de tramas familiares e tabus, sem a preocupação explícita de estabelecer uma unidade. Com Adilson Azevedo, Adriana Guerra, Carolina Parra, Carol Carreiro, Gabriela Fontana, Luciana Azevedo e outros.

    2283 box teatro - os sete gatinhos
    2283 box teatro – os sete gatinhos ()

    ✪✪✪✪ “Os Sete Gatinhos”

    A tragédia é centrada na família de Noronha (Renato Borghi), na qual todos se sacrificam em torno de um objetivo: fazer com que a caçula se case virgem. Quando a garota engravida, o clã entra em colapso. A montagem irreverente em nenhum momento menospreza a essência dos personagens.

    Publicidade

    Publicidade