Neste domingo (26) ocorre a cerimônia de entrega do principal prêmio do cinema, o Oscar. Mais uma vez, espera-se uma grande cerimônia, com o tradicional desfile de celebridades pelo tapete vermelho. Enquanto espera para saber quais são os vencedores, confira diferentes curiosidades sobre as 83 edições anteriores do maior evento da indústria cinematográfica:
1) A primeira cerimônia do Oscar ocorreu em 1929 e foi a mais curta da história: durou 15 minutos.
2) Os únicos atores a ganharem prêmios fazendo o mesmo personagem em sequências foram Marlon Brando e Al Pacino. Ambos interpretaram Don Corleone, o primeiro em “O Poderoso Chefão” (1972) e o segundo em “O Poderoso Chefão II” (1974).
+ Dez discursos marcantes na cerimônia
3) O recorde de estatuetas vencidas pertence a três filmes, empatados com 11 prêmios: “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997) e “Senhor dos Anéis: O Retorno Do Rei” (2003).
4) Prêmios póstumos: apenas duas vezes um ínterprete venceu a premiação depois de morto: Peter Finch por “Rede de Intrigas” em 1976 e, mais recentemente, Heath Ledger por “Cavaleiro das Trevas” em 2009.
5) A atriz mais nova a ganhar uma estatueta foi Tatum O’neal, de 10 anos, em “Lua de Papel”. A mais velha foi Jessica Tandy, aos 81 anos, por “Conduzindo Miss Daisy”.
6) A Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood é formada por 6 mil pessoas, entre atores, diretores e personalidades: todos votam para definir os vencedores do Oscar.
7) Aconteceram apenas dois empates na história do Oscar. Em 1932, Fredric March (“O Médico e o Monstro”) e Wallace Beery (“O Campeão”) dividiram o prêmio de melhor ator. E, em 1969, Katharine Hepburn ( “O Leão no Inverno”) e Barbra Streisand (“Fannie Brice”) empataram na categoria de melhor atriz.
+ Veja os filmes indicados que já estão em cartaz
+ Dez razões para ver “A Invenção de Hugo Cabret”
8) Não se sabe ao certo a origem do nome “Oscar”, mas a versão mais conhecida é de que Margaret Herrick, uma bibliotecária da Academia, disse que a estatueta parecia seu tio Oscar. O apelido pegou entre os membros em 1939, mas o nome oficial do prêmio nunca deixou de ser “Prêmio de Mérito da Academia”.
9) A primeira premiação televisionada ocorreu em 1953, somente para os EUA. Em 1966, foi transmitida para o mundo inteiro.
10) Em 1942, a atriz Greer Garson recebeu o Oscar por sua atuação no filme “Rosa da Esperança” e fez um discurso de “apenas” uma hora. Atualmente, os discursos são limitados a 45 segundos.