Descarrilamento de trem de carga gera caos na CPTM e lota estações do Metrô de SP
Circulação de trens das Linhas 11-Coral e 12-Safira teve interdição parcial no horário de pico nesta quarta (18)

O descarrilamento de um trem de carga na madrugada desta quarta-feira (18) na região do Brás, em São Paulo, provocou um caos nos transportes por trilhos na capital durante a manhã.
De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por volta das 2h10, um trem de carga da MRS Logística descarrilou na via 3, próximo à Estação Brás da CPTM, interferindo também nas vias 1 e 2.
A circulação de trens das Linhas 11-Coral e 12-Safira iniciou com interdição parcial no trecho entre as estações Tatuapé, Brás e Luz, sem interferência no Serviço 710, que liga à malha ferroviária metropolitana.
A ocorrência levou as estações Tatuapé, Brás e Luz ficarem superlotadas durante o horário de pico da manhã. Passageiros mostraram sua indignação com a situação no X, antigo Twitter, postando fotos e vídeos das estações e plataformas cheias de usuários a espera dos trens.
O Metrô de São Paulo iniciou uma operação para atender os passageiros prejudicados com a interrupção da circulação das linhas 11 e 11 da CPTM.
“Abrimos mais cedo a transferência gratuita com a CPTM em Tatuapé e Corinthians-Itaquera para poder atender aos passageiros que usam o Metrô como alternativa após a ocorrência na Linha 11-Coral da CPTM. Por causa disso, as estações estão mais cheias. Estamos adotando estratégias para otimizar o fluxo e o número de catracas para entrada nas estações foi reduzido para segurança nas plataformas”, informou a empresa por meio de sua conta no X.
Em nota enviada à reportagem da Veja SP, por volta das 11h, a CPTM informou que a circulação na Linha 12-Safira foi normalizada e a Linha 11-Coral passou a circular em via única entre as estações Tatuapé e Brás, às 6h40. O Expresso Aeroporto voltou a circular desde as 7h, disse o comunicado.
Outra medida que a CPTM informou ter tomado foi a solicitação de 57 ônibus do Sistema Paese entre as estações Brás e Tatuapé, durante o horário de pico, além da liberação das integrações com o Metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, para atender aos passageiros do trecho.
De acordo com a nota, técnicos da companhia atuam junto com a MRS Logística para a retirada dos vagões de cargas das vias e avaliação de possíveis danos causados. Não há registro de feridos e a causas do acidente serão investigadas pela CPTM e MRS.