Defesa Civil renova alerta de onda de calor e termômetros registram acima de 30ºC até domingo (9)

Tempo muda a partir de segunda-feira (10) com entrada de frente fria

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 mar 2025, 13h57
Horta Urbana, no centro de São Paulo: plantas também demandam mais cuidados no calor
Horta Urbana, no centro de São Paulo: plantas também demandam mais cuidados no calor (Ciete Silvério/Secom/Divulgação)
Continua após publicidade

A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para altas temperaturas em todas as regiões do estado até este domingo (9). Na capital, a temperatura pode chegar aos 31°C.

O destaque fica para as regiões de Presidente Prudente e Marília com os termômetros próximos de 37°C.

Para as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas podem atingir 36°C. Enquanto nas regiões de Bauru e Araraquara, as máximas previstas alcançam 35°C. Nas regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Registro, além do Vale do Ribeira, os registros devem ser de 34°C.

Para as regiões de Sorocaba e Campinas, a previsão máxima é de 33°C, no Vale do Paraíba 32°C. Na Região Metropolitana e Litoral Norte, os termômetros devem alcançar 31°C. Já na Baixada Santista, a previsão é de 28°C e na Serra da Mantiqueira, 27°C.

Mesmo com o cenário de muito calor e abafado, não estão descartadas pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas por queda de raios, granizo e rajadas de vento.

Continua após a publicidade

Com as altas temperaturas, a Defesa Civil reforça a importância de se manter hidratado, bebendo bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.

A exposição direta ao sol entre 10h e 16h deve ser evitada sempre que possível. O uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros ajuda a reduzir os impactos do calor. Além disso, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas devem receber atenção especial, pois são mais vulneráveis a problemas decorrentes do calor excessivo.

Durante períodos de calor intenso, os animais de estimação também sofrem com as altas temperaturas e precisam de cuidados especiais para evitar problemas como desidratação, queimaduras e superaquecimento.

Continua após a publicidade

Para garantir o bem-estar dos pets, é fundamental mantê-los sempre hidratados, oferecendo água fresca. Passeios devem ser feitos apenas nos horários mais frescos do dia, como no início da manhã ou à noite, evitando o contato direto das patas com o asfalto quente, que pode causar queimaduras. Além disso, é importante proporcionar um ambiente arejado e com sombra, evitando deixá-los em locais abafados ou expostos ao sol por longos períodos.

Tempo muda a partir de segunda-feira (10)

De acordo com os meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil do Estado, na segunda-feira (10), a aproximação de uma frente fria em todo território paulista atuará quebrando o bloqueio atmosférico da alta pressão, fazendo com que as temperaturas máximas diminuam, favorecendo assim o retorno das chuvas, principalmente na faixa leste do estado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.