De Air Fryer a pia de banheiro: objetos inusitados foram esquecidos na ViaMobilidade em 2024
Mais de 21 mil objetos foram perdidos neste ano nas Linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda

Todos os dias mais de 1,3 milhões de pessoas passam pelas linhas operadas pela ViaMobilidade e diversos objetos são esquecidos por passageiros. Em média, foram perdidos 74 itens por dia em 2024, de acordo com a concessionária. As peças de roupas liderem a lista, mas há objetos exóticos na lista.
Na Linha 8-Diamante foi esquecida uma Air Fryer nova na Estação Palmeiras-Barra Funda. Na estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, foi encontrada em janeiro deste ano uma panela de pressão industrial. Também foram encontrados ano passado uma panela de pressão industrial, uma caixa de som, um baixo elétrico, uma gaiola para hamster, entre vários outros.
A Central de Achados e Perdidos das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, localizada em Osasco, recebeu 13.357 itens. Já a unidade da Linha 5-Lilás, que fica na estação Adolfo Pinheiro, recolheu 8.368 objetos.
O que fazer ao perder um objeto?
O usuário deve comunicar um funcionário da ViaMobilidade e uma verificação imediata é feita no local da perda do objeto, conforme descrição relatada. Se foi perdido dentro do trem é solicitado apoio ao Centro de Controle Operacional para verificação das estações adjacentes. Nos casos em que o item não é encontrado, a pessoa é orientada, após o prazo de três dias úteis, a verificar na Central de Achados e Perdidos, presencialmente ou via 0800.
Após o período de guarda de 90 dias, os objetos, em boas condições, são encaminhados para doação de instituição não governamental.
Mais informações podem ser obtidas no 0800 770 7106 ou no site: https://www.viamobilidade.com.br/voce/achados-e-perdidos.