Cratera na Marginal Tietê: Sabesp divulga novo prazo para o fim das obras
Buraco está previsto para ser fechado apenas em março de 2026

A Sabesp anunciou nesta segunda-feira (1°) um novo prazo para o fim das obras do buraco da Marginal Tietê: março de 2026. A cratera está aberta desde abril deste ano.
Segundo a empresa, o reparo do buraco envolve uma obra complexa, a 18 metros de profundidade. A região, na altura da ponte Atílio Fontana, está acima de um supertúnel de esgoto que precisou ser esvaziado para o início das obras.
Os veículos que passam pela região continuam utilizando um acesso provisório, entregue em maio.
Andamento das obras
Em nota, a empresa comunicou que concluiu a estabilização do solo na marginal e agora trabalha na e recuperação de parte do interceptor, considerado uma das principais estruturas do sistema de esgoto da capital e Grande São Paulo.
“Para viabilizar o acesso ao interceptor, a Companhia realizou um desvio temporário que permite transferir 2.750 litros por segundo de esgoto, distribuído por diversas estruturas e trechos da Marginal”, explicam.
Confira os desvios:

- Três sistemas montados sobre as pontes da Casa Verde, Freguesia do Ó e Piqueri, onde o esgoto é bombeado por tubulações sobre as vias até outro interceptor na margem oposta;
- Um bombeamento por baixo do rio Tietê, por uma tubulação chamada sifão, também na altura da ponte do Piqueri;
- Um desvio por tubulações instaladas no canteiro da marginal Tietê, ao lado do buraco, na região da ponte Atílio Fontana;
- Uma reversão na Vila Maria, que está bombeando o esgoto dessa região “ao contrário”, para a estação de tratamento do Parque Novo Mundo.
Atualmente, a Sapesb está trabalhando na limpeza do trecho.