O plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou na tarde desta quarta-feira (8) a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a atuação da Enel. O pedido de abertura é de autoria do vereador João Jorge (PSDB), que irá presidir a comissão composta por sete membros.
Além dele, integrarão a CPI da Enel os vereadores Senival Moura (PT), Thammy Miranda (PL), Milton Ferreira (Podemos), Ricardo Teixeira (União) e Jorge Wilson (Republicanos). Os representantes foram indicados pelos partidos, somente o PSOL ainda não nomeou um membro.
No pedido, fica definido que a comissão tem como objetivo averiguar possíveis falhas, irregularidades e ilegalidades ligadas à atuação da concessionária de energia elétrica. O texto ainda cita as chuvas e o apagão que ocorreram na última sexta-feira (3). Agora, a CPI deve ser oficialmente instaurada nesta quinta-feira (9).
Essa é a segunda comissão que investiga a empresa. Outra foi instaurada em março na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para apurar a compra da Eletropaulo pela Enel.