O histórico Edifício Copan, na região central da cidade, poderá receber uma placa com publicidade para arrecadar fundos para o restauro de sua fachada. O incentivo é uma concessão inédita da prefeitura prevista na Lei Cidade Limpa.
O painel deverá ter 71 metros de comprimento por 28 metros de altura e deverá ficar voltado para a Avenida Ipiranga. Pelas regras, o recurso captado com o anúncio terá de ser aplicado na própria intervenção de reparo.
De acordo com a prefeitura, a arrecadação de recursos com propaganda para o investimento em restauração de bens, sejam eles móveis ou imóveis, de interesse cultural na cidade, está prevista na Lei Cidade Limpa (Lei 14.223/2006). No caso do Copan, o incentivo foi facilitado pelo Programa Adote uma Obra Artística, que tem como objetivo oferecer estímulos para a preservação de imóveis tombados na cidade.
Na região central, existem mais de 1 100 bens do tipo que poderiam ser beneficiados com a medida, mas o interesse precisa partir do representante do imóvel, justifica a prefeitura.
Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer na década de 50, o Copan é um arranha-céu de 115 metros de altura que abarca 1.160 apartamentos, nos quais mais de cinco mil pessoas vivem. Ele foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) em 2012.