Avatar do usuário logado
OLÁ,

Copa na Rússia movimenta escolas e agências de viagens na capital

Veja locais para estudar a língua ou viajar até o país que sediará o evento em 2018

Por Catherine Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 jul 2017, 18h43
Agaxtur: uma das duas empresas oficiais que oferecem ingressos para o torneio (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

Em 2014, os brasileiros desfrutaram um privilégio visto apenas na distante década de 50: curtiram a Copa do Mundo em solo nacional. Agora, quem quiser assistir ao campeonato ao vivo terá de fazer um esforço um pouco maior. Quer dizer, beeem maior. Entre junho e julho do ano que vem, a Rússia receberá os fãs de futebol no torneio da Fifa. A viagem em avião até Moscou leva pelo menos dezesseis horas.

Em contrapartida, não será preciso preocupar-se com os termômetros, que podem atingir 15 graus negativos no inverno. O evento vai rolar no verão de lá, e alguns goles de vodca, a bebida típica do país, podem ajudar a refrescar-se. Como é de praxe, muita gente já se movimenta para participar da atração.

As escolas que ensinam o idioma russo na capital perceberam o aumento de interessados, seja devido a trabalho ou turismo, seja devido à curiosidade em relação à cultura, em alta por causa do torneio. “As turmas de iniciantes passaram de uma média de dez para vinte alunos nos últimos meses”, calcula Artur Caiev, professor do Clube Russo Priviet, na Vila Mariana.

Artur Caiev Aula russo
Artur Caiev ensina turma de iniciantes na língua, no Priviet: aumento da demanda (Leo Martins/Veja SP)

Ali, as aulas do 1º nível (de quatro semanas) custam 20 reais cada uma, mais 20 reais de material. O curso completo dura três anos. Devido ao alfabeto cirílico e às diferenças gramaticais, boa parte das pessoas acaba desistindo no meio do caminho. “Uma aluna chegou a me dizer: ‘A vida é muito curta para aprender russo’ ”, diverte-se Caiev.

Continua após a publicidade

Há um mês o analista de sistemas Carlos Kaneshige, que visitará a nação europeia com a família em 2018, estuda a língua. “Não é em todo lugar que se fala inglês”, justifica. Outro endereço para treinar o idioma é o Clube de Cultura Russa, no centro. “Estamos fazendo promoções para incentivar as matrículas”, diz Paulo Roberto de Macedo-Soares, coordenador administrativo do local. O curso, de até quatro meses, sai por 1 020 reais, com o material incluído.

Há duas agências de viagens oficiais da Copa por aqui (confira alternativas abaixo). Ou seja, elas têm autorização para vender pacotes com ingressos. Com experiência em seis torneios, a Agaxtur oferece oito combinados, que começam em 19 190 reais (sem as passagens aéreas). “Muita gente deixa para comprar apenas em dezembro”, afirma Aldo Leone Filho, presidente da empresa. “No dia 1º desse mês ocorrerão o sorteio dos grupos e a definição de algumas datas e cidades em que a seleção brasileira vai competir.”

A Stella Barros tem trinta opções de combo. O mais procurado é o das oitavas de final, a partir de 14 640 reais por pessoa (não inclui os bilhetes aéreos). Sem disponibilizar ingressos, a CVC comercializa passagens para a Rússia e hospedagem no país.

Continua após a publicidade

Quem deseja conhecer melhor a cultura russa sem sair de São Paulo pode fazer uma visita à Vila Zelina, na Zona Leste. A região abriga grupos vindos do Leste Europeu. Em 6 de agosto a associação de moradores da área promoverá sua tradicional feira com cinquenta barracas de comidinhas típicas e artesanato. A partir do dia 30, em todos os domingos, também no bairro, o Grupo Volga realizará ensaios abertos ao público de dança nativa no Colégio São Miguel Arcanjo (☎ 2341-4657).

Outro ponto de encontro desse povo por aqui é a Catedral Ortodoxa Russa de São Nicolau, na Liberdade. O espaço promove eventos como a feira gastronômica, que foi realizada nos últimos dias 14 e 15 e reuniu 25 estandes. Em dezembro, a paróquia recebe um concorrido bazar. Entre 5 e 26 de agosto, tem vez o festival Rússia, Uma Criatura Dócil, na Biblioteca Mario de Andrade, organizado pela Associação Volga. Haverá exibição de filmes e aulas de artesanato e do idioma, além de palestras com dicas turísticas.

PASSAGENS EM MÃOS

Opções de pacotes de viagem para a Rússia entre junho e julho de 2018*

Continua após a publicidade

Agaxtur Viagens. O mais barato custa a partir de 19 190 reais por pessoa. Inclui seis noites de hospedagem em Moscou e São Petersburgo, na primeira fase da Copa, com transfers entre cidades e para os jogos, tour e guia brasileiro. Sem passagens aéreas.

CVC. Para junho de 2018, as passagens aéreas de ida e volta a Moscou têm preços a partir de 3 847 reais por pessoa.

Stella Barros Turismo. Durante as oitavas de final: três noites de hospedagem em Moscou e seis noites em Istambul, na Turquia, tour, transfers entre cidades e para jogos, além de guia brasileiro. A partir de 14 640 reais por pessoa, sem passagens aéreas.

*Preços checados em 19 de julho

Publicidade