Consultório do Papa: inspirado em Francisco, SP tem lugar de atendimento médico à população de rua
Sala de atendimento fica na Casa de Oração do Povo da Rua, no bairro da Luz

Inaugurado em 19 de fevereiro de 2025, o Consultório do Papa, no centro da capital paulista, é uma iniciativa da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo. A sala de atendimento fica na Casa de Oração do Povo da Rua, no bairro da Luz. O projeto oferece atendimento médico gratuito e humanizado a pessoas em situação de rua e faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), além de contar com o apoio de voluntários e instituições parceiras.
O consultório está instalado em um contêiner adaptado, com dois consultórios médicos, uma sala de curativos, espaço refrigerado para armazenamento de vacinas e uma área de espera. Os atendimentos são realizados por equipes do Consultório da Pastoral do Povo da Rua, em parceria com o SUS.
O nome Consultório do Papa foi dado porque, além de ter sido adquirido com doações feitas por católicos por meio da arquidiocese, teve como inspiração nos pedidos do Papa Francisco sobre a atenção aos mais humildes.
“O Papa Francisco tem nos pedido que tenhamos ‘proximidade e convivência’. E aqui será um lugar em que eles serão bem-vindos e acolhidos com todo o carinho”, ressaltou o cardeal na inauguração do consultório.
O pontífice, primeiro latino-americano a ocupar o posto, morreu nesta segunda-feira (21) em Roma.