Confira como será o Aeroporto de Olímpia, no interior de SP
Obras estão previstas para serem entregues em 2026

Conhecida como ‘Orlando Brasileira’, a cidade de Olímpia, no interior paulista, vai receber um aeroporto com um investimento inicial de 500 milhões de reais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outros 104 milhões destinados do orçamento da União de 2024. As obras, previstas para serem entregues em 2026, devem começar neste ano.
A pista da construção poderá ter até 2 500 metros de extensão por 45 metros de largura, maior que a do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, que possui 1940 metros de extensão por 45 metros de largura.
O pátio do novo aeroporto atenderá seis aeronaves, enquanto o terminal terá capacidade para 1 milhão de passageiros. Ao todo, a área da construção é de 200 hectares, que ficam a 20 quilômetros do centro da cidade. O acesso ao local se dá pela Rodovia Assis Chateaubriand, além das estradas Municipal Diógenes Breda Filho e Vicinal Natal Breda.
A proposta é que também possua um terminal de cargas com o objetivo de escoar a produção vinda do Triângulo Mineiro e do Mato Grosso do Sul.
O Aeroporto de Olímpia está sob responsabilidade da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que recebeu a outorga em outubro passado, ficando assim com a implantação, administração e exploração do local. No início de abril, o equipamento ganhou CEP e CNPJ.