O Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos concursos”, acontece neste domingo (18), em 228 municípios, oferecendo mais de seis mil vagas em órgãos do governo federal. Neste ano, o certame bateu recorde com mais de dois milhões de inscritos.
O CNU seria aplicado em 5 de maio, mas foi adiado devido às enchentes do Rio Grande do Sul.
Leia abaixo algumas recomendações.
O que fazer antes da prova
Acesse a área do candidato no site do governo federal e imprima seu cartão de confirmação de inscrição.
Lembre-se: todas as informações estão no cartão, ele é importante para que você não erre o local de prova ou os horários.
As provas serão aplicadas em dois períodos, manhã e tarde. Por isso, planeje o seu tempo e verifique onde você poderá almoçar. Você deverá sair do local de aplicação após terminar a prova do turno da manhã e reingressar ao local para o turno da tarde. Não será permitido permanecer no local de provas durante esse período. Fique atento aos horários de abertura e fechamento dos portões descritos no edital. Os horários seguirão sempre o horário de Brasília.
O que é necessário levar no dia
Você deverá apresentar um documento de identidade original com foto (de acordo com os mencionados no edital). Não serão aceitos em nenhuma hipótese cópias, mesmo que autenticadas. No caso dos documentos digitais, conforme o edital, você deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala.
A apresentação do cartão de confirmação de inscrição não é obrigatória, mas é sugerido que o mesmo seja levado impresso para facilitar a localização da sua sala de aplicação. O candidato não poderá fazer anotações no cartão ou mantê-lo sobre a mesa durante as provas.
O que é permitido levar para a prova
Somente caneta preta de material transparente. É recomendado levar uma caneta reserva.
Lanche: as embalagens dos alimentos devem estar lacradas.
Água: prefira as garrafas transparentes e sem rótulo.
Atenção: é proibido o uso de boné, chapéu, gorro, óculos escuro ou similares durante as provas. Protetores auriculares ou fones de ouvido também são proibidos. Celulares e relógios deverão ser guardados nos envelopes porta-objetos (fornecidos pelos fiscais de sala).
Trânsito em São Paulo
A prefeitura de São Paulo adiou o programa Ruas Abertas na Avenida Paulista e no bairro da Liberdade para permitir a circulação de carros e do transporte coletivo no domingo de prova.
Para saber mais sobre o CNU, acesse o portal do governo.