Além o Uber, novos aplicativos do tipo vêm ganhando espaço na cidade, conectando motoristas particulares a passageiros. Assim como o pioneiro, os concorrentes oferecem diversas categorias de veículos.
Em avaliação realizada nos dias 16, 17 e 20 de junho, VEJA SÃO PAULO considerou três aplicativos que oferecem opções similares à categoria UberX, atualmente a mais econômica do Uber. Foram testados, de forma anônima, os aplicativos Cabify (categoria lite), Televo (categoria pop) e WillGo (categoria smart).
+ Testamos o serviço de helicóptero do Uber
A corrida foi solicitada, para os três aplicativos, às 16h40, partindo da redação da Editora Abril em Pinheiros (Avenida das Nações Unidas, 7221) com destino à estação de metrô Vila Prudente (Rua Itamumbuca, 193). Estimado no aplicativo do Uber, o trajeto sairia por R$ 32,88 na categoria pool (corrida compartilhada) e R$ 43,84 em um carro privado.
Os três aplicativos localizaram motoristas imediatamente após o chamado e utilizaram o aplicativo Waze para a locomoção. Diferentemente do Uber, não possuem tarifas dinâmicas, quando os valores podem sair mais caros conforme a demanda de passageiros.
CABIFY
Valor estimado: R$ 42,94
Valor final: R$ 43,81
Tempo estimado de chegada do carro: 7 minutos
Tempo real de chegada: 15 minutos
Tempo de duração da corrida: 1h30
Carro: Renault Fluence
Prós: O código “Cabifyemsp” propõe um desconto de 20 reais na primeira viagem do usuário. Havia uma bolsa térmica com garrafas d’água e balinhas no carro. Antes de embarcar, é possível controlar algumas funções pelo aplicativo. Entre elas, aparece escolher deixar o ar condicionado ligado ou desligado, sintonizar ou não a rádio (em qual estação), o motorista abrir a porta para você… É possível também agendar um carro para determinado horário.
Contras: Ativamos todas as funções opcionais para o teste. A única que foi cumprida pelo motorista, porém, foi a escolha de deixar a rádio ligada e sintonizada em uma determinada estação. O ar condicionado, inicialmente desligado conforme solicitado, foi ligado no meio do trajeto sem aviso.
TELEVO
Valor estimado: R$ 46,00 a R$ 63,00
Valor final: R$ 26,79
Tempo estimado de chegada do carro: 7 minutos
Tempo real de chegada: 22 minutos
Tempo de duração da corrida: 1h40
Carro: Honda City
Prós: No momento de cadastro do aplicativo, há a opção de marcar caso precise de auxílio para o embarque, caso de idosos, por exemplo. Dá para pagar a corrida também em dinheiro. O motorista ligou para o passageiro para informar que estava em meio a um congestionamento, mas que estava a caminho. Foi a corrida mais barata.
Contras: A ferramenta ainda apresenta diversos problemas técnicos. O aplicativo reiniciou durante a primeira tentativa de solicitação de veículo e não cancelou a corrida. De início, as informações de localização do carro e estimativa de tempo de chegada não apareciam. Também mostrou mensagens incorretas de que o motorista havia chegado, e ele ainda estava na metade do caminho. No cadastro, o campo para preenchimento do número de telefone não comporta o primeiro número dos celulares, o 9. Logo, o condutor pode não conseguir entrar em contato, caso necessário.
WILLGO
Valor estimado: R$ 56,00 a R$ 76,00
Valor final: R$ 61,00
Tempo estimado de chegada do carro: 15 a 20 minutos (consideramos o tempo estimado comunicado pelo motorista, pois a informação não apareceu no aplicativo)
Tempo real de chegada: 50 minutos
Tempo de duração da corrida: 1h22
Carro: Renault Logan
Prós: Um chat eficiente dentro do aplicativo possibilita a comunicação entre o motorista e o passageiro. Há a possibilidade de agendamento prévio de um carro.
Contras: O pagamento só pode ser feito através do sistema PayPal. Levou mais que o dobro do tempo estimado para chegar. Foi a corrida mais cara.
O RESULTADO
O mais rápido para buscar o passageiro: Cabify
O mais barato: Televo
O Cabify se mostrou eficiente, com valores próximos ao do Uber. O Televo, apesar do preço mais baixo entre os quatro aplicativos, foi também o que apresentou o maior número de problemas. O WillGo levou mais do que o dobro do tempo estimado para chegar e também teve preço final mais caro.