A prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial deste sábado (11) as regras para a reabertura das academias na capital paulista. No dia 3 de julho o governador João Doria (PSDB) divulgou que o setor poderia voltar a operar em cidades que estivessem na fase Amarela do Plano São Paulo, a diretriz da reabertura econômica na cidade de São Paulo.
A Amarela é a terceira etapa do plano que permite também a operação de bares, restaurantes e salões de beleza com horários e capacidades limitadas. Desde o dia 6 de julho os estabelecimentos voltaram a atender na capital paulista e com a definição dos protocolos para as academias, o setor pode reabrir a partir de segunda-feira (13).
Regras para a reabertura das academias
Uso do ambiente
- Clientes só poderão frequentar os estabelecimentos com agendamento prévio, vedada entrada fora destes horários. Obrigatória aferição de temperatura antes de entrarem nos endereços. Uso de máscara é obrigatório para todos.
- Academias só poderão estar abertas por no máximo 6 horas por dia.
- Clientes do grupo de risco estão proibidos de frequentar os estabelecimentos, sendo obrigatório o congelamento do plano dos mesmos.
- Distância obrigatória de 2 metros entre os usuários. É proibido contato físico nos treinos, mesmo que para orientação. Ocupação deve ficar em 30% da capacidade do local.
- Suspensão de uso de chuveiros e vestiários, mantendo apenas banheiros. Saunas, banhos turcos, jacuzzis e similares devem ser fechados.
- Concentração de pessoas não poderá ser maior do que uma pessoa a cada 8 metros quadrados.
- Uso de piscinas será permitido, com distanciamento social.
- Quadras deverão ser usadas apenas para atividades individuais, sendo vedadas atividades em grupo neste momento.
- Todos os colaboradores da unidade, incluindo os clientes, são responsáveis pelos procedimentos de higienização dos equipamentos e objetos que utilizarem, principalmente fora dos turnos de atuação da equipe de limpeza.
- Alunos devem trazer de casa seus equipamentos de uso pessoal (toalhas, bolas, arcos, colchonetes…).
Para as academias
- Todos os ambientes das academias devem ser desinfectados previamente e qualquer funcionário que apresentar sintomas gripais deverá ser afastados por quinze dias. Funcionários acima de 60 anos ou que pertencem a qualquer grupo de risco devem aderir ao teletrabalho.
- Obrigatória a distância de 1,5 metro entre funcionários e uso de máscara, com medição de temperatura obrigatória antes de entrar no estabelecimento.
- Academias devem realizar pesquisa com os clientes antes do agendamento com questões sobre sintomas da Covid-19, e conferir se moram com pessoas contaminadas ou possivelmente contaminadas pelo vírus.