Saiba como se prevenir de golpes em postos de combustível
Operação policial investiga irregularidades em mais de 300 postos do Brasil; saiba como evitar fraudes

Uma megaoperação policial, deflagrada no dia 28 de agosto, investiga irregularidades em mais de 300 postos de combustíveis do Brasil. Foram constatadas fraudes qualitativas – combustíveis adulterados fora do padrão, com uso de metanol importado irregularmente – e quantitativas – volume menor do que o registrado nas bombas.
O abastecimento com combustíveis adulterados por causar perda de desempenho e de potência do motor, desgaste precoce de componentes e aumento do consumo. A infração é considerada gravíssima, podendo gerar multas que variam de R$ 20 mil a R$ 5 milhões ao posto.
Saiba como se prevenir dos golpes em postos de combustíveis
1. Abasteça em locais de confiança
Prefira postos com bandeira conhecida (como Shell, Ipiranga, BR), mas, mesmo assim, mantenha a atenção. Postos sem bandeira (chamados de “bandeira branca”) devem exibir corretamente o fornecedor do combustível, o CNPJ, a razão social e o endereço na bomba.
2. Observe os preços com atenção
Desconfie de promoções muito abaixo da média local ou de preços iguais entre gasolina comum e aditivada – isso pode indicar tentativa de fraude. Confira se o valor divulgado no painel do posto é o mesmo cobrado na bomba e na nota fiscal.
3. Exija sempre a nota fiscal
O comprovante é seu principal respaldo em caso de irregularidades e essencial para futuras denúncias ou reclamações junto ao Procon.
4. Acompanhe o abastecimento
Monitore o valor no visor da bomba e compare com o marcador do tanque. Conhecer a capacidade do seu tanque e a autonomia típica do carro ajuda a perceber inconsistências
5. Depois de abastecer, fique atento a sinais de problema no veículo
Qualquer falha súbita no motor, fumaça, cheiro forte ou aumento no consumo pode indicar combustível adulterado
O consumidor também tem o direito de solicitar que sejam feitos testes volumétricos e de qualidade in loco do combustível se houver alguma desconfiança sobre o produto.
Como proceder se seu combustível for adulterado
O Procon-SP orienta que consumidores denunciem, inclusive pelas redes sociais, os postos de combustíveis que comercializam produtos vencidos, exibem faixas com preços inferiores aos realmente cobrados na bomba ou cometem qualquer outra infração prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Para isso, é necessário relatar o ocorrido, informar o endereço do posto e, se possível, anexar uma foto que comprove a irregularidade.
O registro da denúncia exige um cadastro e a apresentação de documentos, como o cupom fiscal contendo CNPJ, nome e endereço do estabelecimento. Também devem ser informados o tipo de combustível com problema e, sempre que possível, a identificação da bomba utilizada e o horário em que ocorreu o abastecimento.