São Paulo terá mais uma semana de clima quase totalmente seco. A capital não tem previsão de chuvas até quinta-feira (12). Na sexta, único dia com aumento de umidade segundo os principais serviços meteorológicos, são esperados 4 milímetros de precipitação.
A temporada seca, esperada para esse período do ano, tem causado preocupação devido ao baixo nível dos principais reservatórios de água que abastecem a capital.
No momento, o Cantareira registra 40,4% da capacidade. No mesmo dia do ano passado, tinha 51%. Dois anos atrás, passava de 53%.
O Alto Tietê, o outro mega-reservatório da capital, também está abaixo do nível registrado em anos anteriores. Tem 48,2%, versus 66% no ano passado e 94% em 2019.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Após a crise hídrica de 2013 e 2014, o governo do estado fez obras para aliviar o uso desses reservatórios. O Cantareira abastecia 9,2 milhões de pessoas, agora são 2 milhões a menos.
Ainda assim, uma potencial crise hídrica vai depender das chuvas esperadas para o final do ano, segundo disse a Veja SP o presidente da Sabesp, Benedito Braga. “Se o verão for ruim, teremos problemas”, declarou.