Avatar do usuário logado
OLÁ,

Cidades de SP registram clarão no céu; entenda o fenômeno

Especialista afirma que provavelmente trata-se de um bólido, um meteoro um pouco maior que a média e mais brilhante

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h42 - Publicado em 3 ago 2022, 14h18
Clarão no céu foi registrado em diversas cidades de São Paulo.
Clarão no céu foi registrado em diversas cidades de São Paulo. (Twitter/Reprodução)
Continua após publicidade

A capital e outras cidades do interior e da grande São Paulo registraram um clarão no céu na madrugada desta quarta-feira (3). Vídeos publicados nas redes sociais mostram momentos em que ocorrem uma espécie de flash no céu, com uma luz branca aparecendo e desaparecendo rapidamente.

Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, professor do departamento de astronomia da USP, afirma que, de acordo com os vídeos, muito provavelmente se tratou de um bólido. “É um meteoro um pouquinho maior que a média. Os meteoros, que a gente chama de estrela cadente, são pedacinhos muito pequenos, de centímetros, de pedrinhas do meio interplanetário. Geralmente esses pedacinhos caem na Terra e são chamados de estrela-cadente”, explica.

Continua após a publicidade

Ele afirma que os meteoros mais comuns são os pequenos, mas “eventualmente acontece de ser um pedregulho um pouco maior, do tamanho de uma bola de tênis”, que é chamado de bólido.

“Eles levam mais tempo para queimar na alta atmosfera e provocam esse clarão que varia em forma de objeto. É um meteoro um pouco maior do que a média. geralmente eles queimam na alta atmosfera, mas de alguns maiorzinhos podem chegar a ter pedaços no chão, que chamam de meteorito”, detalha.

Publicidade