Boletim meteorológico divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quinta-feira (3) indica que a cidade de São Paulo teve o janeiro mais chuvoso dos últimos cinco anos.
+Corpo de homem e criança são encontrados em Franco da Rocha
Foram 382,2 mm, precipitação 32,6% acima da média esperada para o mês na metrópole, que é de 288,2 mm. Até então, o janeiro mais chuvoso havia sido em 2017, com 454 mm de muita chuva.
Pelos dados do instituto, 33,2% de tudo que choveu na capital atingiu a cidade nos cinco últimos dias do mês, já que de 27 de janeiro até o dia 31 do mês passado forem registrados 127 mm de precipitação.
A análise dos técnicos é a de que a situação foi o reflexo de um corredor de umidade que cruza a região central e sudeste do país, além de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), como é denominado o encontro de ar quente e úmido com ar mais ameno e também úmido na costa de São Paulo.
+Apesar de chuvas em janeiro, Cantareira tem nível menor que em 2021
Pelos dados do Inmet, em vários pontos a norte oeste e também na Grande São Paulo, onde fica a cidade de Franco da Rocha, fortemente castigada pelas chuvas, foram registrados mais de 100 mm de chuva entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Segundo previsão do Inmet, o final de semana deve ter chuva pontual, porém, forte em várias regiões do estado, inclusive a Grande São Paulo.