Avatar do usuário logado
OLÁ,

Cidade de São Paulo tem janeiro mais chuvoso dos últimos cinco anos

Precipitação dos últimos dias do mês passado passou de 100 mm em várias regiões do estado

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 fev 2022, 14h47
Imagem mostra horizonte de prédios sob céu nublado e chuva fraca.
Vista da cidade. (Andre Deak/Creative Commons)
Continua após publicidade

Boletim meteorológico divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quinta-feira (3) indica que a cidade de São Paulo teve o janeiro mais chuvoso dos últimos cinco anos.

+Corpo de homem e criança são encontrados em Franco da Rocha

Foram 382,2 mm, precipitação 32,6% acima da média esperada para o mês na metrópole, que é de 288,2 mm. Até então, o janeiro mais chuvoso havia sido em 2017, com 454 mm de muita chuva.

Pelos dados do instituto, 33,2% de tudo que choveu na capital atingiu a cidade nos cinco últimos dias do mês, já que de 27 de janeiro até o dia 31 do mês passado forem registrados 127 mm de precipitação.

A análise dos técnicos é a de que a situação foi o reflexo de um corredor de umidade que cruza a região central e sudeste do país, além de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), como é denominado o encontro de ar quente e úmido com ar mais ameno e também úmido na costa de São Paulo.

+Apesar de chuvas em janeiro, Cantareira tem nível menor que em 2021

Pelos dados do Inmet, em vários pontos a norte oeste e também na Grande São Paulo, onde fica a cidade de Franco da Rocha, fortemente castigada pelas chuvas, foram registrados mais de 100 mm de chuva entre os dias 27 e 31 de janeiro.

Continua após a publicidade

Segundo previsão do Inmet, o final de semana deve ter chuva pontual, porém, forte em várias regiões do estado, inclusive a Grande São Paulo.

Publicidade