Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Ciclone: ventos fortes causam estragos em várias partes do estado

De acordo com a Defesa Civil, há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas. Pode haver ressaca marítima

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 jul 2025, 13h46 - Publicado em 28 jul 2025, 13h41
ciclone-extratropical-traz-ventos-fortes
Ciclone extratropical: risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas (Defesa Civil/Divulgação)
Continua após publicidade

A Defesa Civil do Estado alerta para a ocorrência de ventos fortes nesta segunda-feira (28), devido à passagem de um ciclone extratropical pelo território paulista. O fenômeno provocou instabilidades atmosféricas e ainda há previsão de rajadas de vento de forte intensidade que podem vir acompanhadas de pancadas isoladas de chuva. Os volumes, no entanto, não devem ser expressivos. Nas últimas horas, os registros de vento mais intensos foram em Itapeva (104 km/h), Iguape (93 km/h), Cerqueira Cesar (92,9 km/h) e litoral norte (85 km/h).

Houve ainda ocorrências relacionadas aos ventos em Ubatuba, com a queda de uma árvore sobre via pública na Rua Guarani, região central, além de Mongaguá, com a queda de árvore e danos estruturais em barracas localizadas na Avenida Marina com Avenida Embaixador Pedro de Toledo, no centro.

Em Santos, houve queda de galho sobre a fiação na Rua Cristiano Solano, 115, no bairro Bom Retiro, e em Iguape, duas quedas de árvores sobre a via pública ocorreram na Estrada do Icapara, no Morro do Pinheiro. Em nenhuma dessas localidades houve vítimas.

Em Ilhabela, a travessia de balsa segue operando normalmente. Houve ainda a queda de uma árvore de grande porte, e uma equipe foi enviada ao local para averiguação.

A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e reforça a importância do acionamento das equipes municipais em casos de emergência.

Veja a intensidade das rajadas de vento pelo estado:

Itapeva: 104 km/h

Iguape: 93 km/h

Continua após a publicidade

Cerqueira Cesar: 92,9 km/h

Litoral Norte: 85 km/h

São Miguel Arcanjo: 80,6 km/h

Santos: 75,6 km/h

Bragança Paulista: 70,6 km/h

Continua após a publicidade

Ourinhos: 67,3 km/h

Capital (Aeroporto de Guarulhos): 64,8 km/h

São Paulo – Mirante (Zona Norte): 60,12 km/h

Rancharia: 59,76 km/h

São Paulo – Interlagos (Zona Sul): 55,44 km/h

Continua após a publicidade

Bauru: 52,5 km/h

Taubaté: 48,6 km/h

Piracicaba: 47,8 km/h

Avaré: 45,72 km/h

Previsão do tempo

Uma frente fria que atua no Sul do país avança de forma lenta e gradual sobre o estado de São Paulo. As temperaturas mínimas estarão em declínio e a sensação térmica será de frio ameno. O tempo permanecerá estável ao longo do período.

Continua após a publicidade

As rajadas mais intensas devem atingir principalmente a faixa leste, incluindo as regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, capital e região metropolitana, Vale do Paraíba e todo o litoral paulista.

Diante deste cenário, há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas. Além disso, há previsão de ressaca marítima em todo o litoral paulista, com ondas que podem atingir até 3 metros de altura. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias.

Já na terça-feira (29), a frente fria se afasta do estado, dando lugar a uma massa de ar polar que provocará queda acentuada nas temperaturas.

A Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de estruturas metálicas frágeis, como tendas ou coberturas improvisadas. Outras recomendações são reforçar telhados, janelas e portas com travas e trancas, retirar objetos soltos de áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e móveis de jardim, não estacionar veículos próximo a árvores ou postes e manter distância de fiações elétricas caídas.

Em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup