Chuva em SP: mais de 300 árvores caem, incluindo terceira mais antiga da cidade

Região com mais ocorrências foi zona Centro-Oeste; 42 semáforos seguem desativados

Por Laura Pereira Lima
Atualizado em 13 mar 2025, 14h49 - Publicado em 13 mar 2025, 13h08
chicha-largo-do-arouche
Chichá existia desde o século 19 (Agliberto Lima/Veja SP)
Continua após publicidade

A terceira árvore mais antiga da cidade de São Paulo, de cerca de 200 anos, localizada no Largo do Arouche, caiu por causa das chuvas que assolaram a cidade na tarde de quarta-feira (12). E não foi a única: a Defesa Civil recebeu 343 chamadas de ocorrências de queda de árvore na capital. Do total, 321 estavam localizadas na zona Centro-Oeste.

 

A árvore no largo do Arouche é um chichá e ganhou, no início do ano, uma placa da Prefeitura reconhecendo-a como uma das árvores mais importantes de cidade.

chicha-largo-do-arouche
(Agliberto Lima/Veja SP)

Na manhã de quinta (13), 63 vias estavam com fluxo afetado por galhos ou partes de árvores caídos na faixa, entre elas a avenida Dr. Arnaldo e a avenida Tiradentes. Neste ano a capital foi um dos 171 municípios do planeta a receber o título ‘Cidades Árvores do Mundo’ da Arbor Day Foundation e da ONU.

chica-largo-do-arouche
Chichá de cerca de 200 anos (Agliberto Lima/Veja SP)
Continua após a publicidade

O temporal também resultou na interrupção de energia em diversas regiões da cidade. Foram 42 semáforos apagados registrados na manhã desta quinta (13) pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).  

Segundo a Enel, 86% dos casos de falta de luz já foram normalizados, mas até a manhã de quinta (13), 57,8 mil clientes ainda estavam sem energia. A região Oeste foi a mais afetada com muitas árvores de grande porte caídas sobre a rede elétrica.

A Prefeitura de São Paulo afirmou em nota que “está com equipes em todas as regiões impactadas pelas chuvas”, com equipes de poda de árvore, limpeza e zeladoria e mais de 400 agentes de trânsito da CET para auxiliar na fluidez no trânsito.

Continua após a publicidade
arvore-caida-pinheiros
Árvore na rua Deputado Lacerda Franco, em Pinheiros (Reprodução/Reprodução)

Segundo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), as chuvas acumularam aproximadamente 10,6mm em média na cidade. As rajadas de vento atingiram 61Km/h e houve queda de granizo nas regiões do Butantã, Pinheiros e Itaquera.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.