Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Chega em São Paulo avião com 6 mil litros de IFA para o Butantan

Prazo de entrega das vacinas prontas gira em torno de 15 a 20 dias

Por Agência Brasil
Atualizado em 27 Maio 2024, 19h59 - Publicado em 26 jun 2021, 17h40
Imagem mostra trator transportando contêiner estampado com logo do Brasil, em que se lê "a vacina do Brasil", acompanhado de logotipo do Instituto Butantan e do governo de São Paulo. Trator e contêiner estão ao lado de avião
Chegada dos insumos da CoronaVac no Aeroporto de Guarulhos. (Governo de SP/Divulgação)
Continua após publicidade

Chegou hoje (26), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, um avião da China com 6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção de mais 10 milhões de doses da vacina Coronavac contra a Covid-19.

A matéria-prima foi enviada pela biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional do Instituto Butantan no desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus. A previsão é que as doses fabricadas com essa quantidade de insumos sejam distribuídas para a população em julho.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

A produção em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes  do fornecimento das doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O prazo de entrega das vacinas prontas gira em torno de 15 a 20 dias.

Segundo o governo estadual de São Paulo, além da entrega de 3 mil litros de IFA em maio, São Paulo recebeu outros 3 mil litros em abril. Em março, uma remessa de 8,2 mil litros, correspondente a cerca de 14 milhões de doses, chegou ao Butantan. Mais 11 mil litros foram desembarcados em fevereiro. No final de 2020, o Butantan já havia recebido IFA para a produção de 3,8 milhões de vacinas.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

De acordo com as informações, já foram entregues ao PNI, pelo Butantan, 52,21 milhões de vacinas contra a Covid-19, como parte de dois contratos firmados com o Ministério da Saúde. O total de doses dos dois acordos totalizam 100 milhões de doses, com previsão de conclusão para o dia 30 de setembro.

“A partir de dezembro, o Butantan deverá passar a produzir a matéria-prima da vacina contra a Covid-19 em uma nova fábrica em São Paulo. A construção da unidade deve ser concluída em setembro, com capacidade para fabricação local de 100 milhões de doses do imunizante por ano”, disse o governo estadual.

Continua após a publicidade

O governador João Doria (PSDB) afirmou neste sábado que o estado receberá 1 milhão de doses prontas da vacina do Instituto Butantan já na terça-feira. “Estamos na luta para vacinarmos todos o mais rápido possível”, disse.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade