Moradores da Rua João Moura, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital, estavam habituados a andar pelo pedaço desfrutando da graciosidade de oito simpáticas casinhas geminadas na altura do número 925. Os sobrados antigos abrigavam residências, um restaurante vegano e um salão de cabeleireiro.
Essa cena mudou de um ano para cá, quando uma empresa, chamada Blumenthal Empreendimentos, comprou três imóveis do conjunto e anunciou a construção de um prédio comercial de seis andares no terreno.
O que pegou todo mundo de surpresa foi que, ao contrário do que se imaginava, a construtora não demoliu completamente as casinhas. Aproveitou a parte da frente delas para conceber a fachada do novo edifício previsto para o endereço.
Os sobradinhos datados do fim da década de 20 não são tombados. Arquiteto responsável pelo empreendimento, Samuel Kruchin afirmou que a ideia de preservar a entrada é o de “manter a escala histórica” da rua. “O projeto trabalha com esse conceito, o de seguir a continuidade do casario”, explica. Segundo ele, o edifício, batizado de Edith Blumenthal, será inaugurado em dezembro.