Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Casarão histórico é demolido em Cerqueira César

Associação de moradores pediu o tombamento do imóvel de 3 300 m² antes da demolição

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 fev 2024, 19h28 - Publicado em 24 fev 2024, 18h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um casarão histórico localizado na esquina da Alameda Itu com a Rua Padre João Manuel, em Cerqueira César, situado entre a Zona Oeste e a região central da capital paulista, foi demolido na manhã deste sábado (24).

    De acordo com a Sociedade dos Amigos e Moradores do Cerqueira César (Samorcc), o imóvel de 3 300 m² foi construído em 1931 por um fazendeiro de café e, nos últimos anos, funcionou ali a Associação Maria Imaculada, que mantinha um internato para meninas.

    Segundo os moradores, o imóvel foi vendido para uma construtora que subiria cinco prédios no local.

    A Samorcc justifica que pediu o tombamento do casarão ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 2023. O parecer inicial do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) teria sido favorável à abertura do processo, o que acabou não acontecendo.

    “Em vez de abrir o processo de tombamento para proteger o bem enquanto os estudos fossem feitos, o Conpresp converteu o pedido em diligência”, justifica a associação. O DPH mudou o parecer e recomendou o arquivamento do processo.

    Continua após a publicidade

    Em nota, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, se limitou a dizer que o pedido de abertura do processo de tombamento do casarão foi negado em reunião do Conpresp, em 4 de dezembro de 2023.

    A Vejinha entrou em contato com a Barbara Construtora, apontada como compradora do casarão, e aguarda retorno.

    Compartilhe essa matéria via:

     

    Publicidade

    Publicidade