Avatar do usuário logado
OLÁ,

Uma seleção de produtos de decoração e design à venda na CASACOR

Preparamos uma lista com peças disponíveis nas lojas da maior mostra de arquitetura de interiores das Américas

Por Mattheus Goto 19 jul 2024, 08h00

A CASACOR serve como um indicador de tendências do mercado de decoração, arquitetura, arte e paisagismo. Ao passear pelo Conjunto Nacional na edição deste ano, o visitante pode se inspirar com os 69 ambientes decorados.

Mas, para quem quiser, também é possível levar para casa um item de moda ou decoração expostos na seção de lojas do evento. A maior mostra de arquitetura de interiores das Américas, em cartaz até 28 de julho, fez uma curadoria de marcas em diálogo com o tema do ano, De Presente, o Agora, que reflete sobre o futuro do morar pela perspectiva da ancestralidade.

São quatro estabelecimentos com produtos para comprar: a estreante Feira na Rosenbaum, dedicada ao design; a Gustavo Eyewear, de óculos de grau e de sol; a Oficina Francisco Brennand, marca de cerâmicas artesanais; e a Livraria Unisaber, especializada em livros de arte e arquitetura. Todos os espaços receberam projetos arquitetônicos e oferecem acesso gratuito.

Confira a seguir uma seleção de peças à venda em cada um deles.

Feira na Rosenbaum

A loja estreia na CASACOR e apresenta uma coletânea de produtos com o propósito declarado de “expor a alma brasileira”. A fundadora e curadora Cris Rosenbaum vê a participação como uma ferramenta para ampliar a divulgação do trabalho criativo. “É transformador presenciar a leva de criativos conquistando cada vez mais espaço”, ela afirma.

Duas opções de itens à venda são a luminária Pedra M (R$ 1.580), criada pelo artista Marcos Husky, e a escultura da artista Sandra Barreiro (R$ 1.000).

O espaço tem projeto do escritório Blaia e Moura Arquitetos.

Continua após a publicidade
Luminária Pedra M, de Marcos Husky
Luminária Pedra M, de Marcos Husky (Divulgação/Divulgação)
Escultura, de Sandra Barreiro
Escultura, de Sandra Barreiro (Divulgação/Divulgação)

Gustavo Eyewear

Projeto de Eduardo Baldelomar para a loja da Gustavo Eyewear
Projeto de Eduardo Baldelomar para a loja da Gustavo Eyewear (MCA Estúdio/Divulgação)

Já virou tradição a presença da grife do empresário Gustavo Gonçalves na mostra de arquitetura de interiores. Os óculos são pintados à mão, de modo a sempre criar peças únicas, e produzidos em quantidade limitadíssima, entre uma e vinte unidades. Algumas linhas se inspiram em grandes artistas.

Para a edição de 2024, a ótica levou um lançamento especial ao Conjunto Nacional: a nova coleção Trois, pautada por uma mistura arrojada de três cores. Cada peça sai por R$ 1.880.

Continua após a publicidade

O ambiente foi projetado pelo arquiteto boliviano Eduardo Baldelomar, que trouxe murais ricos em cor e textura, com flores típicas do seu país.

Coleção Trois, da Gustavo Eyewear
Coleção Trois, da Gustavo Eyewear (Divulgação/Divulgação)

Cerâmicas Brennand

Projeto de Renata Patelli para a Oficina Francisco Brennand
Projeto de Renata Patelli para a Oficina Francisco Brennand (MCA Estúdio/Divulgação)

A marca veio de Recife, Pernambuco, com peças feitas por artesãos na Oficina Francisco Brennand. Além de um ateliê, a instituição também funciona como museu e dedica-se a homenagear a memória do artista Francisco Brennand (1927-2019), realizando exposições e incorporando seus conceitos ao trabalho. A oficina foi fundada em 1971 pelo pai de Francisco, o industrial Ricardo Lacerda de Almeida Brennand, que ocupou as ruínas da olaria Cerâmica São João da Várzea, do ano de 1917.

Uma coleção disponível na CASACOR é a de jarras e garrafas (preços a partir de R$ 710).

Continua após a publicidade

O projeto da loja é de Renata Patelli.

Coleção de jarras e garrafas da Oficina Francisco Brennand
Coleção de jarras e garrafas da Oficina Francisco Brennand (Divulgação/Divulgação)

Livraria Unisaber

Projeto de Marina Salomão para a Livraria Unisaber
Projeto de Marina Salomão para a Livraria Unisaber (MCA Estúdio/Divulgação)

Todo ano, a CASACOR dedica um espaço a uma livraria, tanto para a venda dos catálogos do ano quanto de outros livros de diversas editorias. Em 2024, é a vez da Livraria Unisaber, que vende obras sobre temas como arquitetura, arte, moda e viagem. As peças apresentam, em sua maioria, capas belas e chamativas. Ou seja, além de apreciar a leitura, o comprador pode utilizá-las como item de decoração em uma mesa de centro.

Um bom exemplo é o Amalfi Coast (2020), publicado pela Assouline, que explora a paisagem e os passeios pela Costa Amalfitana, na Itália. Custa R$ 789.

Continua após a publicidade

Quem assina a arquitetura do espaço é Marina Salomão.

Livro 'Amalfi Coast', à venda na Livraria Unisaber
Livro ‘Amalfi Coast’, à venda na Livraria Unisaber (Divulgação/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 19 de julho de 2024, edição nº 2902

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.