Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Casa do Porto é especializada em vinhos chilenos e franceses

São muitas opções de rótulos para harmonizar com os pratos de Thaina Schwan

Por Marcela Besson e Viviane Zandonadi
18 set 2009, 20h46 • Atualizado em 5 dez 2016, 19h14
  • Muita gente cruza as portas da Casa do Porto na expectativa de encontrar as prateleiras forradas de rótulos portugueses. Não é nada isso. A importadora é especializada em vinhos do Chile e da França e tem esse nome porque a sede fica em Vitória (ES), uma cidade portuária. O bistrô, aos fundos da loja, acomoda casais ou grupos de amigos a fim de harmonizar tintos e brancos com os pratos de acento franco-italiano bem executados pela chef capixaba Thaina Schwan.

    Comece pelo aligot (26 reais). Ao adaptar a receita típica da França, Thaina incorpora ao purê de batata, trufado, uma mistura de queijos de cabra e emmenthal. Já a salada de folhas, figo e queijo azul Saint Agur, é regada por molho de vinho do Porto.

    Nessa etapa, faz bom papel o agradável chardonnay chileno Baron Philippe de Rothschild, disponível em taça no dia da visita (a garrafa custa 44 reais). Entre os pratos principais figuram massas, risotos, pescados e carnes vermelhas. Duas sugestões: o penne com molho de queijo prima donna coberto por fatias superfinas de presunto cru (38 reais) e a tagliata de mignon – fatias grelhadas de filé, ao molho de vinho, bacon, cogumelo paris e cebolinha caramelizada. Na escolta, risoto de trufas brancas. Custa 57 reais. Atenção: no cardápio, há cerca de quarenta sugestões de rótulos para harmonização. Cerca de metade tem preços que batem nos três dígitos. Para não azedar o orçamento, vale desviar os olhos para as prateleiras e recorrer aos funcionários, que ajudam a escolher algo da loja, ajustado ao paladar e ao bolso. Exemplo: o merlot Carpe Diem a 54 reais. Há opções em taça, que mudam todos os dias. Os preços variam de 12 reais (brancos) a 15 reais (tintos). Espumante ou champanhe, só em garrafa.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês