Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Nível do Sistema Cantareira sobe, mas segue no volume morto

Neste domingo (6), o manancial registrou alta, passando de 20,2% para 20,5% , segundo relatório da Sabesp

Por Estadão Conteúdo
6 dez 2015, 16h03 • Atualizado em 5 dez 2016, 11h49
Cantareira
Cantareira (Nilton Cardin/Folhapress/)
Continua após publicidade
  • As chuvas que caíram no sábado aumentaram o nível no Sistema Cantareira, de 20,2% para 20,5%. O nível, porém, continua no volume morto, de acordo com o relatório da Companhia de Abastecimento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

    + Coisas para fazer no final de semana com chuva

    Siga

    Pelo índice negativo, que passou a ser divulgado após decisão judicial em abril deste ano, o nível do sistema melhorou 0,3 ponto porcentual (p.p.), ficando em -8,8% neste domingo (6), hoje ante -9,1% ontem. Na terceira metodologia, que calcula o porcentual do volume armazenado sobre o volume total, o manancial subiu de 15,6% para 15,8%.

    A pluviometria de 3,2mm nas últimas 24 horas na região do Cantareira contribuiu para essa elevação. O manancial é responsável pelo abastecimento de 5,2 milhões de habitantes da capital, Grande São Paulo e parte do interior.

    Continua após a publicidade

    +Surge a primeira suspeita de transmissão do zika em São Paulo

    Alto Tietê e Guarapiranga

    No sistema Alto Tietê, o nível dos reservatórios também subiu, passando de 16,1% ontem para 16,3% hoje, de acordo com o cálculo que leva em conta um volume morto, acrescentado no ano passado. O manancial abastece parte da zona leste da capital paulista e cidades da Grande São Paulo do entorno do manancial como Mogi das Cruzes, Poá, Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos.

    O aumento foi resultado de uma pluviometria de 24,6mm nas últimas 24 horas. Até então, havia chovido pouco sobre o manancial (0,8 mm) no mês de dezembro.

    Continua após a publicidade

    Já o nível do sistema Guarapiranga, que atende cerca de 5,8 milhões de clientes da Sabesp, voltou para os 87,3% observados na sexta-feira. Ontem, marcava 87,2%. O aumento foi pequeno diante da pluviometria (34,4mm) observadas nas últimas 24 horas sobre o manancial. Até sábado, as chuvas sobre o sistema totalizavam apenas 1,6mm.

    +Morte de menina sufocada com saco plástico intriga polícia

    Outros mananciais

    No Alto Cotia, os reservatórios operam hoje com 76,3%, sendo que ontem estavam em 75,5% de sua capacidade. No Rio Grande, o nível de armazenamento aumentou de 97,3% ontem para 97,8% hoje. Já no Sistema Rio Claro, o nível dos reservatórios ficou estável em 62,9%, apesar da pluviometria de 44mm sobre o manancial.

    Continua após a publicidade

    + “Virada Ocupação” terá shows gratuitos

    + Confira as últimas notícias 

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês