A Câmara Municipal de São Paulo realiza nesta terça-feira (23) uma audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor Estratégico, que deve ser votado nos próximos meses.
+ Boom da locação flexível cria novo mercado e atrai investidores na cidade
O Plano Diretor é a lei responsável por definir as regras de construção e expansão do município. O atual, aprovado em 2014 durante a gestão Fernando Haddad (PT), tinha a previsão de ser revisado em 2021, mas a mudança foi postergada diversas vezes.
Em janeiro, a gestão Ricardo Nunes (MDB) apresentou a primeira proposta para rever a lei e o projeto foi encaminhado à Câmara Municipal em março. Desde então, o Legislativo vem realizando audiências públicas em que a população pode se manifestar e contribuir com ideias para melhorar o texto.
A audiência realizada pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente a partir das 19h, e é possível participar tanto presencialmente quanto por videoconferência. Haverá transmissão via YouTube. Este é o terceiro debate geral do colegiado dos cinco que estão programados durante a tramitação da proposta.
Algumas das propostas da prefeitura consistem em mudar as regras para vagas de garagem para apartamentos menores de 35 metros quadrados, com o objetivo de desestimular a construção de estúdios, e aumentar as taxas sobre os empreendimentos sociais para famílias que ganham entre três e seis salários mínimos.