Onda de calor extremo: Inmet mantém alerta vermelho em SP e no Rio
Todo o estado paulista também está em alerta por perigo potencial de tempestades; confira as áreas afetadas pelas altas temperaturas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu para esta terça-feira (30) o aviso vermelho de onda de calor em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de regiões do Mato Grosso do Sul, Goiânia, Minas Gerais e Espírito Santo.
O alerta publicado nesta segunda-feira (29) às 9h indica grande perigo por conta de temperaturas 5oC acima da média que perduram por período maior do que cinco dias.
A cidade de São Paulo registrou neste domingo (28) a maior temperatura para dezembro desde 1943, de 37,2ºC.
Calor e chuva
Todo o estado de São Paulo também está em aviso amarelo por perigo potencial de tempestades entre hoje (29) e amanhã (30), segundo o Inmet.
O volume de chuva pode chegar a 50 mm/dia, com ventos intensos e queda de granizo. O instituto indica evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, além de não se abrigar debaixo de árvores em caso de ventania.
Confira a lista de áreas em alerta por onda de calor
Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Sul Goiano, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Sul Espírito-santense, Zona da Mata, Central Espírito-santense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Araraquara, Sul Fluminense, Campo das Vertentes, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense, Litoral Sul Paulista e Oeste de Minas.





