Como parte das comemorações dos 50 anos da Fórmula 1 no Brasil, foi instalado na quarta-feira (9), no Autódromo de Interlagos, a obra “Nosso Senna”, em homenagem ao piloto Ayrton Senna, morto no dia 1º de maio de 1994.
+CET monta esquema especial de trânsito para Fórmula 1 em Interlagos
Trata-se de uma escultura de 3,5 metros de altura e com mais de meia tonelada. Feita em alumínio polido, a obra permite que os visitantes vejam seus reflexos. Ela foi produzida pela sobrinha do tricampeão mundial de F1, a artista Lallali Senna.
O enorme busto, já apelidado de “Sennão”, ficará exposto no setor A, uma área nobre do autódromo. Para que a obra seja vista para quem apenas passar pelo local, um muro será derrubado até o final do ano. A ideia é a de tornar o busto gigante um ponto turístico a partir da inauguração, em fevereiro de 2023.
+Eloisa Bonfá é a 1ª diretora da Faculdade de Medicina da USP em 110 anos
“O Ayrton era uma figura admirada por muitas pessoas, por ter representado tão bem os aspectos luminosos do Brasil com garra, força e vencendo do jeito certo. A minha ideia é que as pessoas também vejam a si mesmas na imagem dele, como parte desse Brasil luminoso e vencedor, pois ele existe em cada um de nós”, disse Lallali, sobrinha do piloto, em nota.
O pedido da obra partiu de dona Neyde, mãe de Aryton. “Estamos realizando um sonho. Inicialmente, essa era uma história da família, mas pensamos em dividir esse momento com os paulistas e brasileiros, que amam o Ayrton, disponibilizando a obra para a cidade”, disse Viviane Senna, irmã do piloto e presidente do instituto que leva o seu nome.
Pompa e circunstância
A partir de fevereiro de 2023, o local onde está instalado o busto do “Sennão” ganhará diversas atrações interativas. A proposta é que o público acesse vídeos e ouça playlists prediletas do piloto a partir da leitura de QR-Codes a serem instalados perto do busto e de seu entorno.
A “gameficação” da visita incluirá também outros atrativos. Coube a prefeitura apenas ceder o espaço. A obra foi bancada por meio de patrocínio da Visa, com apoio do Grupo GPS, CantuStore, Benedito Abbud Arquitetura, governo federal e colaboração do Banco Safra e LK2 Construtora.