Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Busca por intercâmbio cresce 20% na capital paulista em 2023

No Brasil, o aumento foi de 25%; internacionalização ganha espaço com população 50+

Por Laura Pereira Lima
Atualizado em 21 fev 2024, 09h52 - Publicado em 20 fev 2024, 20h45
um avião por dentro. pessoas sentadas nas poltronas.
Demanda por intercâmbio aumenta em São Paulo (Gerrie van der Walt/Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

Segundo dados do STB (Student Travel Bureau), consultoria especializada em educação internacional, em 2023 o mercado de intercâmbio cresceu 20% na cidade de São Paulo, em relação a 2022. O aumento chegou a 25% no Brasil. 

Christina Bicalho, vice-presidente do STB, atribui parte do aumento da demanda às consequências da pandemia. De acordo com ela, o período conectou pessoas do mundo todo, e instaurou um desejo de conhecer mais sobre outras culturas e línguas. “A solidão da pandemia também criou maior um desejo de se relacionar, conhecer pessoas e experimentar coisas novas”, explica.

Muito popular no ensino médio e durante a graduação, o intercâmbio tem conquistado novos públicos. Com opções de internacionalização na pós-graduação, na extensão universitária e no trabalho voluntário, a experiência tem ganhado popularidade com jovens em preparação para as universidades e pessoas acima de 50 anos.

Idade de ouro

Até 2021, os programas do STB eram oferecidos na modalidade 35+. Por ser uma faixa-etária muito grande e heterogênea, criou-se uma demanda por grupos voltados para o público com mais de 50 anos. “Nessa faixa etária, os interesses e as disponibilidades são mais parecidos”, explica Christina.

Na nova modalidade, implementada após a pandemia, os adultos de 50+ podem viajar para outros países sozinhos ou em grupos de pessoas com idade e interesses semelhantes. Os cursos geralmente têm duração de uma ou duas semanas e englobam desde o ensino de línguas até áreas específicas como história da arte e culinária. O público é diverso: executivos, profissionais liberais e mesmo aqueles que nunca trabalharam têm demonstrado interesse em aprendizado internacional.

Continua após a publicidade

“Com a pandemia, muitos adultos quiseram mudar de carreira”, explica Christina, completando que o intercâmbio oferece oportunidade para se especializar em áreas diversas e criar uma rede de contatos internacional.

Para 2024, a STB espera embarcar cerca de mil alunos 50+ em programas ao redor do mundo.

As diferentes opções de cursos e faixas etárias de intercâmbio oferecidos pelo STB serão abordados na Feira do Intercâmbio STB no dia 16 de março, com a presença de instituições internacionais como a UCLA Extension e a New York FIlm Academy. As inscrições são gratuitas.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade